segunda-feira, novembro 28, 2005

Evangelho do Dia


Evangelho segundo S. Mateus 8,5-11.

Entrando em Cafarnaúm, aproximou-se dele um centurião, suplicando nestes termos: «Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico, sofrendo horrivelmente.»

Disse-lhe Jesus: «Eu irei curá-lo.»

Respondeu-lhe o centurião: «Senhor, eu não sou digno de que entres debaixo do meu tecto; mas diz uma só palavra e o meu servo será curado. Porque eu, que não passo de um subordinado, tenho soldados às minhas ordens e digo a um: 'Vai’, e ele vai; a outro: 'Vem’, e ele vem; e ao meu servo: 'Faz isto’, e ele faz.»

Jesus, ao ouvi-lo, admirou-se e disse aos que o seguiam: «Em verdade vos digo: Não encontrei ninguém em Israel com tão grande fé! Digo-vos que, do Oriente e do Ocidente, muitos virão sentar-se à mesa do banquete com Abraão, Isaac e Jacob, no Reino do Céu,

Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Bem-aventurado Guerric d’Igny (c. 1080-1157), abade cistercienseTerceiro sermão para o Advento

«Um centurião do exército romano chegou-se a ele»

Ó verdadeira Israel, apronta-te para o encontro com o Senhor! Não te aprontes apenas para lhe abrir a porta logo que Ele chegue e bata à porta, mas vai ao Seu encontro alegre e jubilosamente enquanto ainda está longe e, tendo, por assim dizer, plena confiança no dia do julgamento, grita com todo o coração que o Seu Reino venha... Que a tua boca possa cantar: «O meu coração está pronto, meu Deus, o meu coração está pronto!»... E Tu, Senhor, vem ao meu encontro, eu que estou diante de Ti! Pois, apesar de todos os meus esforços, não poderei elevar-me à tua altura, a menos que, inclinando-Te, estendas a tua direita à obra das tuas mãos. Vem pois ao meu encontro e vê se não há em mim um caminho de iniquidade; e se achares em mim um caminho de iniquidade que eu desconheça, afasta-o de mim e tem piedade de mim, conduz-me pela via eterna, quer dizer Cristo, pois Ele é a via por onde se caminha e a eternidade à qual se chega, via imaculada e morada bem-aventurada.

http://www.evangelhoquotidiano.org/