quinta-feira, abril 06, 2006

Palavra do Dia - "Abraão viu o meu dia."

Livro de Génesis 17,3-9.

Abrão prostrou-se com o rosto por terra e Deus disse-lhe: «A aliança que faço contigo é esta: serás pai de inúmeros povos. Já não te chamarás Abrão, mas sim Abraão, porque Eu farei de ti o pai de inúmeros povos. Tornar-te-ei extremamente fecundo, farei que de ti nasçam povos e terás reis por descendentes. Estabeleço a minha aliança contigo e com a tua posteridade, de geração em geração; será uma aliança perpétua, em virtude da qual Eu serei o teu Deus e da tua descendência. Dar-te-ei, a ti e à tua descendência depois de ti, o país em que resides como estrangeiro, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei Deus para eles.» Deus disse a Abraão: «Da tua parte, cumprirás a minha aliança, tu e a tua descendência, nas futuras gerações.

Livro de Salmos 105,4-9.

Recorrei ao SENHOR e ao seu poder e buscai sempre a sua face.
Recordai as maravilhas que Ele fez, os seus prodígios e as sentenças da sua boca,
vós, descendentes de Abraão, seu servo, filhos de Jacob, seu escolhido.
Ele é o SENHOR, nosso Deus, e governa sobre a terra!
Ele recordará sempre a sua aliança, a promessa que jurou manter por mil gerações,
pacto que fez com Abraão e aquele juramento que fez a Isaac.


Evangelho segundo S. João 8,51-59.

Em verdade, em verdade vos digo: se alguém observar a minha palavra, nunca morrerá.» Disseram-lhe, então, os judeus: «Agora é que estamos certos de que tens demónio! Abraão morreu, os profetas também, e Tu dizes: 'Se alguém observar a minha palavra, nunca experimentará a morte'? Porventura és Tu maior que o nosso pai Abraão, que morreu? E os profetas morreram também! Afinal, quem é que Tu pretendes ser?» Jesus respondeu: «Se Eu me glorificar a mim mesmo, a minha glória nada valerá. Quem me glorifica é o meu Pai, de quem dizeis: 'É o nosso Deus'; e, no entanto, não o conheceis. Eu é que o conheço; se dissesse que não o conhecia, seria como vós: um mentiroso. Mas Eu conheço-o e observo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou pensando em ver o meu dia; viu-o e ficou feliz.» Disseram-lhe, então, os judeus: «Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: antes de Abraão existir, Eu sou!» Então, agarraram em pedras para lhe atirarem. Mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Abrósio (cerca de 340-397), bispo de Milão e doutor da Igrela
Sobre Abraão




"Abraão viu o meu dia."


"Deus disse a Abraão: Toma o teu filho bem-amado, esse Isaac que acarinhaste; parte para a montanha e lá mo oferecerás em holocausto" (Gn 22,2). Isaac prefigura Cristo que vai sofrer: vem sobre uma burra... Quando o Senhor veio sofrer por nós na sua Paixão, soltou o jumento de junto da burra e sentou-se nela... Abraão disse aos servos: "Já voltaremos para junto de vós"; sem que ele o soubesse, isto era uma profecia... Isaac carregou a lenha e Cristo levou a própria cruz. Abraão acompanhava o seu filho; o Pai acompanhava Cristo. Na verdade, ele diz: "Deixar-me-eis só, mas eu não estou só; o Pai está comigo" (Jo 16,32). Isaac diz a seu pai...: "Está aqui a lenha, onde está o cordeiro para o holocausto?" São palavras proféticas, mas ele não o sabe; com efeito, o Senhor preparava um Cordeiro para o sacrifício. Também Abraão profetizou ao responder: "Deus proverá o cordeiro para o holocausto, meu filho"...
"O anjo diz: 'Abraão, Abraão!... Não ergas a mão sobre o menino, não lhe faças mal; porque agora sei que temes a Deus, tu que não poupaste o teu filho bem-amado por minha causa' (cf. Rm 8,32)... Abraão levantou os olhos e viu: estava ali um carneiro suspenso pelos cornos num arbusto." Porquê um carneiro? É o que tem mais valor em todo o rebanho. Porquê suspenso? Para te mostar que não era uma vítima terrestre... O nosso corno, a nossa força, é Cristo (Lc 1,69), que é superior a todos os homens, tal como lemos: "És o mais belo dos filhos dos homens" (Sl 44,3). Só ele foi erguido da terra e exaltado, como no-lo ensina com estas palavras: "Eu não sou deste mundo; sou do alto" (Jo 8,23) Abraão viu-o neste sacrifício, apercebeu-se da sua Paixão. É por isso que o Senhor diz dele: "Abraão viu o meu dia e rejubilou". Ele apareceu a Abraão, revelando-lhe que o seu corpo sofreria a paixão pela qual resgatou o mundo. Indica mesmo o tipo de Paixão ao mostrar o carneiro suspenso; aquele arbusto é o braço da sua cruz. Erguido sobre esse madeiro, o guia incomparável do rebanho tudo atraíu a si, para por todos ser conhecido.

7 Comments:

Blogger Unknown said...

Bem pensado e verdade capitei tudo

8/12/2018 12:50 da manhã  
Blogger Unknown said...

Acho louvável toda e qualquer tentativa de explicar esse versículo, mas nem tudo edifica. São 24 anciãos, 12 do antigo testamente e 12 do novo testamento. Abraão é um dos 12 do antigo, e com isso ele viu literalmente. Grande abraço. Paz

9/05/2018 11:43 da manhã  
Blogger Unknown said...

Pura viagem e espiritualização de um texto aonde não condiz.

9/01/2020 2:38 da manhã  
Blogger Unknown said...

Jesus é considerado Cordeiro de Deus e não Carneiro.......ideologia aplicada neste texto foi boa

9/01/2020 4:13 da manhã  
Blogger Unknown said...

O povo peca por falta de conhecimento , cordeiro significa filho, Carneiro significa que é maior do que os homens.

1/04/2021 6:58 da tarde  
Blogger Unknown said...

Estudo bom , edificante ....parabéns autor da .mensagem

1/04/2021 7:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não somente Abraão viu; mas todos que estão no seio de Abraão, ou paraíso, viram o que Jesus fez por todos.

4/05/2024 11:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home