quarta-feira, maio 03, 2006

Palavra do Dia - Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida

1ª Carta aos Coríntios 15,1-8.

Lembro-vos, irmãos, o evangelho que vos anunciei, que vós recebestes, no qual permaneceis firmes e pelo qual sereis salvos, se o guardardes tal como eu vo-lo anunciei; de outro modo, teríeis acreditado em vão. Transmiti-vos, em primeiro lugar, o que eu próprio recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma só vez, a maior parte dos quais ainda vive, enquanto alguns já morreram. Depois apareceu a Tiago e, a seguir, a todos os Apóstolos. Em último lugar, apareceu-me também a mim, como a um aborto.

Livro de Salmos 19,2-5.

Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Um dia passa ao outro esta mensagem e uma noite dá conhecimento à outra noite.
Não são palavras nem discursos cujo sentido se não perceba.
seu eco ressoou por toda a terra, e a sua palavra, até aos confins do mundo. Deus fez, lá no alto, uma tenda para o Sol


Evangelho segundo S. João 14,6-14.

Jesus respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim. Se ficastes a conhecer-me, conhecereis também o meu Pai. E já o conheceis, pois estais a vê-lo.» Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!» Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, 'mostra-nos o Pai'? Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? As coisas que Eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai, que, estando em mim, realiza as suas obras. Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim; crede, ao menos, por causa dessas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome Eu o farei, de modo que, no Filho, se manifeste a glória do Pai. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu o farei.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Paulo VI, Papa de 1963-1978
Mensagem para o Dia das Vocações 1971




«Dar-vos-ei pastores» (Jr 3,15)


Os apóstolos, fiéis à memória de Jesus, reuniam-se com os novos crentes porque tinham encontrado nEle, não só o Pastor da sua alma, mas, mais ainda, o Chefe dos pastores. Logo que chegou a hora de regressar ao Pai, deixando este mundo, Jesus quis escolher e chamar outros «pastores segundo o seu coração» (Jr 3,15). Fê-lo por livre escolha, para que continuem a Sua missão no mundo inteiro, até ao fim dos tempos. Serão Seus enviados, Seus mensageiros, Seus apóstolos. Serão pastores só em Seu nome, para bem do rebanho e na força do Seu Espírito, ao qual deverão permanecer fiéis.

O primeiro de todos, Pedro, depois da tripla profissão de amor para com Jesus, foi nomeado pastor das Suas ovelhas e dos Seus cordeiros (Jo 21,15). Depois, todos os apóstolos. E depois deles, outros ainda, e todos no mesmo Espírito. E todos, em todos os tempos, deverão guiar o rebanho do Senhor que lhes foi confiado, não como dominadores, mas como modelos do rebanho (1Pe 5,3), com total desinteresse e todo o empenho do seu coração. Só assim, poderão receber um dia a recompensa merecida, quando reaparecer o Chefe dos pastores.