sexta-feira, maio 26, 2006

Palavra do Dia - Também vós vos sentis agora tristes, mas Eu hei-de ver-vos de novo! Então, o vosso coração há-de alegrar-se

Livro dos Actos dos Apóstolos 18,9-18.

Certa noite, o Senhor disse a Paulo, numa visão: «Nada temas, continua a falar e não te cales, porque Eu estou contigo e ninguém porá as mãos em ti para te fazer mal, pois tenho um povo numeroso nesta cidade.» Então, ele ficou lá durante um ano e seis meses, a ensinar-lhes a palavra de Deus. Sendo Galião procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus, de comum acordo, contra Paulo e levaram-no ao tribunal. «Este homem disseram eles induz as pessoas a prestar culto a Deus de uma forma contrária à Lei.» Paulo ia abrir a boca, quando Galião disse aos judeus: «Se se tratasse de uma injustiça ou grave delito, escutaria as vossas queixas, ó judeus, como é meu dever. Mas como se trata de um conflito doutrinal sobre palavras e nomes e acerca de vossa própria Lei, o assunto é convosco. Recuso-me a ser juiz em semelhante questão.» E mandou-os sair do tribunal. Então todos se apoderaram de Sóstenes, o chefe da sinagoga, e puseram-se a bater-lhe diante do tribunal. E Galião não se importou nada com isso. Depois de se ter demorado ainda algum tempo em Corinto, Paulo despediu-se dos irmãos e embarcou para a Síria, com Priscila e Áquila, rapando a cabeça em Cêncreas, por causa de um voto que tinha feito.

Livro de Salmos 47,2-7.

Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com brados de alegria,
porque o SENHOR, o Altíssimo, é temível; Ele é o grande rei de toda a terra.
Ele submeteu os povos ao nosso poder, pôs as nações a nossos pés.
Para nós escolheu a nossa herança, a glória de Jacob, seu predilecto.
Deus subiu por entre aclamações, o SENHOR subiu ao som da trombeta.
Cantai a Deus, cantai! Cantai ao nosso rei, cantai!


Evangelho segundo S. João 16,20-23.

Em verdade, em verdade vos digo: haveis de chorar e lamentar-vos, ao passo que o mundo há-de gozar. Vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há-de converter-se em alegria! A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque chegou a sua hora; mas, quando deu à luz o menino, já não se lembra da sua aflição, com a alegria de ter vindo um homem ao mundo. Também vós vos sentis agora tristes, mas Eu hei-de ver-vos de novo! Então, o vosso coração há-de alegrar-se e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. Nesse dia, já não me perguntareis nada. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai em meu nome, Ele vo-la dará.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Cesário d’Arles (470-543), monge e bispo
Sermão 166




“O Reino de Deus...é justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rom 14,17)


Qual é a verdadeira alegria, irmãos, senão a do Reino dos céus? E o que é o Reino dos céus, senão Cristo nosso Senhor? Eu sei que todos os homens querem ter uma verdadeira alegria. Mas enganam-se os que querem ser felizes recolhendo sem cultivar o seu campo; enganam-se, os que querem recolher os frutos sem plantar as árvores. Não se possui a verdadeira alegria sem a justiça e a paz... No presente, respeitando a justiça e possuindo a paz, afligimo-nos durante um curto prazo, como quando estamos a braços com um grande trabalho. Mas em seguida, regozijamo-nos sem fim com os frutos desse trabalho.

Escutai o apóstolo Paulo que diz de Cristo: “Ele é a nossa paz” (Ef 2,14)... E o Senhor, falando aos seus discípulos, disse-lhes: “Voltarei a ver-vos e o vosso coração regozijar-se-á, e ninguém poderá roubar a vossa alegria”. Que alegria é esta que ninguém poderá roubar, senão ele próprio, o vosso Senhor, que ninguém vos pode roubar?

Examinai pois a vossa consciência, irmãos; se nela reina a justiça, se quiserdes e desejardes para os outros o mesmo que para vós próprios, se estais em paz, não apenas com os vossos amigos, mas igualmente com os vossos inimigos, sabei que o Reino dos céus, quer dizer, o Cristo Senhor, habita em vós.