segunda-feira, novembro 28, 2005

Advento

Vivemos numa procura permanente, de qualquer coisa que nem nós sabemos bem o que é. O que nos caracteriza, nessa procura, é a passividade com que o fazemos.
O verbo Procurar, nos dias que correm, é sinónimo de espera, de quietude.
Começou o Advento. É-nos pedido que vigiemos, que estejamos atentos à Sua chegada, que nos preparemos para que O possamos receber no nosso coração.

“Não te aprontes apenas para lhe abrir a porta logo que Ele chegue e bata à porta, mas vai ao Seu encontro alegre e jubilosamente enquanto ainda está longe e, tendo, por assim dizer, plena confiança no dia do julgamento, grita com todo o coração que o Seu Reino venha... Que a tua boca possa cantar: «O meu coração está pronto, meu Deus, o meu coração está pronto!»...” (Guerric d’Igny)

Temos de sair de nós. Temos de ir ao Seu encontro e deixá-Lo mostrar-nos o nosso caminho. Temos de sair de nós para podermos descobrir o que nos é pedido.

“Tende cuidado convosco: que os vossos corações não se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida, e que esse dia não caia sobre vós subitamente, como um laço; pois atingirá todos os que habitam a terra inteira. Velai, pois, orando continuamente, a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem.” (Evangelho segundo S. Lucas 21,34-36.)

Trabalho. Acção. Rezando porque nos foi pedido e porque daí retiramos forças para o dia-a-dia. Lendo e procurando saber mais, porque é preciso conhecer para amar.
Pedir. Ter consciência da nossa pequenez e pedir a Deus que nos ajude a abrir o coração, para que não deixemos passar despercebida a nossa missão. Para não deixar passar em vão o Amor de Deus.
Não queiramos dar sentido à nossa vida querendo mudar o mundo. Começemos por deixar a nossa marca no coração de quem nos rodeia. Procuremos o que está perto de nós, para podermos sossegar o nosso coração da procura do que não conhecemos. Cada um tem uma missão: Cumprir as missões pequeninas que estão ao nosso alcance.
Passo a passo, caímos e levantamo-nos. Passo a passo vamos cumprindo a nossa peregrinação. Passo a passo a caminho de ser Santos.

2 Comments:

Blogger Jose Tomaz Mello Breyner said...

Um sonho de Maria


Eu tive um sonho, José: Não o entendi muito bem, mas parece que era a respeito da celebração do aniversário do nosso filho. Eu penso que era a respeito disso. As pessoas andavam há seis semanas a preparar esta festa. Tinham decorado e iluminado a casa e comprado roupas novas. Entraram muitas vezes nas lojas para fazer compras e compraram presentes muito bonitos. Mas era curioso notar que esses presentes não eram para o nosso filho. Embrulharam esses presentes em papel muito bonito, amarraram-no com fitas de várias cores e colocaram-nos debaixo de uma árvore. Sim, uma árvore, José, dentro da sua própria casa! A árvore também estava enfeitada – os ramos estavam cheios de bolinhas luminosas e decorações brilhantes. Havia uma figura no ponto mais alto da árvore. Parecia a figura de um anjo. Oh! Era tão bonito. Toda a gente se ria e se mostrava feliz! Todos entusiasmados com os presentes! Deram os presentes uns aos outros, José. Não os deram ao nosso filho que faz anos! Deu-me a impressão que as pessoas nem sequer o conheciam, pois nem mencionaram o nome dele. Não é estranho que as pessoas tenham tanto trabalho para celebrar os anos de uma pessoa que nem sequer conhecem? Tive mesmo a sensação de que se o nosso filho aparecesse nesta festa, seria um intruso e de certeza que não seria bem recebido. Tudo estava tão bonito, José e toda a gente estava contente, mas… deu-me tanta vontade de chorar! Que tristeza para o nosso filho Jesus não ser desejado, nem sequer na festa dos seus anos! Sinto-me contente por ter sido só um sonho… Que terrível, José, se isto tivesse sido verdade!...

Um Santo e Feliz Natal para todos


Zé Tomaz

11/28/2005 6:52 da tarde  
Blogger Jose Tomaz Mello Breyner said...

Hoje é dia de Natal.

O jornal fala dos pobres

em letras grandes e pretas,

traz versos e historietas

e desenhos bonitinhos,

e traz retratos também

dos bodos, bodos e bodos,

em casa de gente bem.


Hoje é dia de Natal.


- Mas quando será de todos?

11/28/2005 7:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home