sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Palavra do Dia

Carta de S. Tiago 5,9-12.

Não vos queixeis uns dos outros, irmãos, para não serdes julgados. Olhai que o Juiz já está à porta. Irmãos, tomai como modelos de sacrifício e de paciência os profetas, que falaram em nome do Senhor. Vede como nós proclamamos bem-aventurados aqueles que sofreram com paciência; ouvistes falar da paciência de Job e vistes o resultado que o Senhor lhe concedeu; porque o Senhor é cheio de misericórdia e compassivo. Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo Céu, nem pela Terra, nem façais qualquer outro juramento. Que o vosso «sim» seja sim e que o vosso “não” seja não, para não incorrerdes em condenação.

Livro de Salmos 103,1-4.8-9.11-12.

Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo.
Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e não esqueças nenhum dos seus benefícios.
Ele quem perdoa as tuas culpas e cura todas as tuas enfermidades.
Ele quem resgata a tua vida do túmulo e te enche de graça e de ternura.
SENHOR é misericordioso e compassivo, é paciente e cheio de amor.
Não está sempre a repreender-nos, nem a sua ira dura para sempre.
Como é grande a distância dos céus à terra, assim são grandes os seus favores para os que o temem.
Como o Oriente está afastado do Ocidente, assim Ele afasta de nós os nossos pecados.



Evangelho segundo S. Marcos 10,1-12.

Saindo dali, foi para a região da Judeia, para além do Jordão. As multidões agruparam-se outra vez à volta dele, e outra vez as ensinava, como era seu costume. Aproximaram-se uns fariseus e perguntaram-lhe, para o experimentar, se era lícito ao marido divorciar-se da mulher. Ele respondeu-lhes: «Que vos ordenou Moisés?» Disseram: «Moisés mandou escrever um documento de repúdio e divorciar-se dela.» Jesus retorquiu: «Devido à dureza do vosso coração é que ele vos deixou esse preceito. Mas, desde o princípio da criação, Deus fê-los homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher, e serão os dois um só. Portanto, já não são dois, mas um só. Pois bem, o que Deus uniu não o separe o homem.» De regresso a casa, de novo os discípulos o interrogaram acerca disto. Jesus disse: «Quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar do seu marido e casar com outro, comete adultério.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Jacques de Saroug (cerca 449-521), monge e bispo sírio
Homília sobre o sexto dia



“Os dois serão uma só carne”


“Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”, disse Deus (Gn 1,26). Uma simples ordem fez surgir os outros seres da criação: “Que se faça luz!” ou “Haja um firmamento!”. Desta vez, Deus não disse: “Que haja o homem”, mas disse: “Façamos o homem”. Com efeito, ele achava conveniente dar forma com as suas próprias mãos a esta imagem de si próprio, superior a todas as outras criaturas. Esta obra era-lhe particularmente próxima; ele tinha-lhe um grande amor... Adão é a imagem de Deus porque traz a efígie do Filho único...

Dum certo modo, Adão foi criado simultaneamente singelo e duplo; Eva encontrava-se escondida nele. Antes mesmo deles existirem, a humanidade estava destinada ao casamento, que os levaria, homem e mulher, a um só corpo, como no início. Nenhuma querela, nenhuma discórdia, se devia levantar entre eles. Teriam um mesmo pensamento, uma mesma vontade... O Senhor formou Adão do pó e da água; quanto a Eva, tirou-a da carne, dos ossos e do sangue de Adão (Gn 2,21). O profundo sono do primeiro homem antecipa os mistérios da crucifixão. A abertura do lado era o golpe de lança suportado pelo Filho único; o sono, a morte na cruz; o sangue e a água, a fecundidade do baptismo (Jo 19,34)... Mas a água e o sangue que correram do lado do Salvador são a origem do mundo do Espírito...
Adão não sofreu com a amputação feita na sua carne; o que lhe foi subtraído foi-lhe restituído, transfigurado pela beleza. O sopro do vento, o murmúrio das árvores, o canto dos pássaros chamava os noivos: “Levantai-vos, já dormistes o suficiente! A festa nupcial espera-vos!”... Adão viu Eva a seu lado, aquela que era a sua carne e os seus ossos, a sua filha, a sua irmã, a sua esposa. Levantaram-se, envoltos numa veste de luz, no dia que lhes sorria. Estavam no Paraíso.