segunda-feira, junho 05, 2006

Palavra do Dia - Tudo isto é obra do Senhor e é admirável aos nossos olhos

2ª Carta de S. Pedro 1,2-7.

Que a graça e paz vos sejam concedidas em abundância por meio do conhecimento de Deus e de Jesus, Senhor nosso. O divino poder, ao dar-nos a conhecer aquele que nos chamou pela sua glória e pelo seu poder, concedeu-nos todas as coisas que contribuem para a vida e a piedade. Com elas, teve a bondade de nos dar também os mais preciosos e sublimes bens prometidos, a fim de que – por meio deles – vos torneis participantes da natureza divina, depois de vos livrardes da corrupção que a concupiscência gerou no mundo. Por este motivo é que, da vossa parte, deveis pôr todo o empenho em juntar à vossa fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento a temperança; à temperança a paciência; à paciência a piedade; à piedade o amor aos irmãos; e ao amor aos irmãos a caridade.

Livro de Salmos 91,1-2.14-16.

Aquele que habita sob a protecção do Altíssimo e mora à sombra do Omnipotente,
pode exclamar: «SENHOR, Tu és o meu refúgio, a minha cidadela, o meu Deus, em quem confio!»
«Porque acreditou em mim, hei-de salvá-lo; hei-de defendê-lo, porque conheceu o meu nome.
Quando me invocar, hei-de responder-lhe; estarei a seu lado na tribulação, para o salvar e encher de honras.
Hei-de recompensá-lo com longos dias e mostrar-lhe a minha salvação.»


Evangelho segundo S. Marcos 12,1-12.

Jesus começou a falar-lhes em parábolas: «Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e construiu uma torre. Depois, arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. A seu tempo enviou aos vinhateiros um servo, para receber deles parte do fruto da vinha. Eles, porém, prenderam-no, bateram-lhe e mandaram-no embora de mãos vazias. Enviou-lhes, novamente, outro servo. Também a este partiram a cabeça e cobriram de vexames. Enviou outro, e a este mataram-no; mandou ainda muitos outros, e bateram nuns e mataram outros. Já só lhe restava um filho muito amado. Enviou-o por último, pensando: 'Hão-de respeitar o meu filho’. Mas aqueles vinhateiros disseram uns aos outros: 'Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e a herança será nossa’. Apoderaram-se dele, mataram-no e lançaram-no fora da vinha. Que fará o dono da vinha? Regressará e exterminará os vinhateiros e entregará a vinha a outros. Não lestes esta passagem da Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Tudo isto é obra do Senhor e é admirável aos nossos olhos?» Eles procuravam prendê-lo, mas temiam a multidão; tinham percebido bem que a parábola era para eles. E deixando-o, retiraram-se.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Boaventura (1221-1274), franciscano, doutor da Igreja
A videira mística, cap.5, 4-5 (erradamente atribuída a S.- Bernardo)




«Eu sou a verdadeira videira» (Jo 15,1)


Ó doce Jesus, em que estado te vejo! Tão doce e amoroso, único Salvador das nossas feridas antigas, quem te condenou a tão amarga morte? Quem é que te leva a sofrer estas feridas, não só tão cruéis, mas tão ignominiosas? Doce videira, bom Jesus, eis o fruto que te dá a tua vinha...
Até ao dia das tuas núpcias, esperaste pacientemente que ela produzisse uvas, e ela só dá espinhos (Is 5,6). Coroou-te de espinhos e cercou-te dos espinhos dos seus pecados. Esta vinha que já não é a tua, mas que se tornou numa vinha estrangeira, como se tornou amarga! Renegou-te gritando: « Não temos outro rei a não ser César» (Jo 19,25). Depois de te expulsarem da vinha da tua cidade e da tua herança,estes vinhateiros entregaram-te à morte: e não de um só golpe, mas depois de te terem oprimido com o longo tormento da cruz, e de te terem torturado com as feridas das chicotadas e dos pregos... Ó Senhor Jesus..., Tu próprio entregas a tua alma à morte —ninguém pode retirar-ta. És tu mesmo quem a dá (Jo 10,18)... Admirável troca! O rei dá-se pelo escravo, Deus pelo homem, o Criador pela criatura, o Inocente pelos culpados.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

6/08/2006 8:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home