segunda-feira, julho 17, 2006

Aquele que perder a sua vida por causa de mim, há-de salvá-la

Sábado, 15 de Julho - Evangelho segundo S. Mateus 10,24-33


Não se vendem dois pássaros por uma pequena moeda? E nem um deles cairá por terra sem o consentimento do vosso Pai! Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados! Não temais, pois valeis mais do que muitos pássaros.» «Todo aquele que se declarar por mim, diante dos homens, também me declararei por ele diante do meu Pai que está no Céu. Mas aquele que me negar diante dos homens, também o hei-de negar diante do meu Pai que está no Céu.


Domingo, 16 de Julho - Carta aos Efésios 1,3-14

Bendito seja o Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que no alto do Céu nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. Foi assim que Ele nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis na sua presença, no amor.

Evangelho segundo S. Marcos 6,7-13.

Chamou os Doze, começou a enviá-los dois a dois e deu-lhes poder sobre os espíritos malignos. Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser um cajado: nem pão, nem alforge, nem dinheiro no cinto; que fossem calçados com sandálias e não levassem duas túnicas. E disse-lhes também: «Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela até partirdes dali. E se não fordes recebidos numa localidade, se os seus habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles.» Eles partiram e pregavam o arrependimento, expulsavam numerosos demónios, ungiam com óleo muitos doentes e curavam-nos.

Da Bíblia Sagrada



Hoje, 17 de Julho - Evangelho segundo S. Mateus 10,34-42.11,1.

Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada. Porque vim separar o filho do seu pai, a filha da sua mãe e a nora da sua sogra; de tal modo que os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem amar o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem amar o filho ou filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não tomar a sua cruz para me seguir, não é digno de mim. Aquele que conservar a vida para si, há-de perdê-la; aquele que perder a sua vida por causa de mim, há-de salvá-la.» «Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta por ele ser profeta, receberá recompensa de profeta; e quem recebe um justo, por ele ser justo, receberá recompensa de justo. E quem der de beber a um destes pequeninos, ainda que seja somente um copo de água fresca, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa.» Quando Jesus acabou de dar estas instruções aos doze discípulos, partiu dali, a fim de ir ensinar e pregar nas suas cidades.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. João Crisóstomo (cerca de 345 - 407), bispo de Antioquia, depois de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre os Actos dos Apóstolos




"Quem vos recebe, a mim recebe"


"Quem recebe um destes pequeninos, é a mim que recebe" diz o Senhor (Lc 10,48). Quanto mais esse irmão é pequeno, tanto mais Cristo está presente. Porque, quando recebemos uma grande personalidade, fazemo-lo muitas vezes por vanglória; mas aquele que recebe um pequenino, fá-lo com uma intenção pura e por Cristo. "Eu era um estragneiro, diz ele, e vós acolhestes-me". E ainda: "Cada vez que o tiverdes feito a um destes pequeninos, foi a mim que o fizestes" (Mt 25, 35-40). Uma vez que se trata de um crente e de um irmão, ainda que seja o mais pequeno, é Cristo que entra com ele. Abre a tua casa, recebe-o.
"Quem receber um profeta na sua qualidade de profeta, receberá uma recompensa de profeta". Por isso, quem receber Cristo receberá a recompensa da hospitalidade de Cristo. Não duvides das suas palavras, confia nelas. Ele mesmo o disse: "Neles, sou eu que estou presente". E, para que não duvides, ele decreta o castigo para os que o não receberem e as honras para os que o receberem (Mt 25, 31s). Não o faria se não fosse particularmente tocado pela honra e pelo desprezo. "Recebeste-me na tua morada, diz ele; receber-te-ei no Reino de meu Pai. Livraste-me da fome; livrar-te-ei dos teus pecados. Viste-me prisioneiro; far-te-ei ver a tua libertação. Viste-me estrangeiro; farei de ti um cidadão dos céus. Deste-me pão; dar-te-ei o Reino como tua herança e propriedade plena. Ajudaste-me em segredo; proclamá-lo-ei publicamente e direi que tu és meu benfeitor e eu teu devedor".

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

7/19/2006 3:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
»

7/22/2006 7:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home