terça-feira, dezembro 04, 2007

Advento

Este livro para o Advento é do ano passado. Este ano não encontrei, mas gosto tanto deste que resolvi pô-lo aqui para quem quiser um género de GUIA para este tempo em que esperamos que Jesus REnasça em nós.


Ter o conhecimento interno do Senhor que, por mim, se fez homem, para melhor O amar e Seguir.

Sto. Inácio de Loiola

Advento é o tempo dedicado à preparação da vinda de Jesus – memória da Sua vinda há 2000 anos; consciência da Sua vinda hoje, em cada um de nós; expectativa da Sua vinda no final dos tempos.

Que melhor forma de preparar a vinda de Alguém, do que tentar conhecê-lo profundamente?

E que melhor forma de conhecer Jesus do que através da Sua palavra?

Este livrinho contém o Evangelho de cada dia do Advento, com pontos de reflexão aos Domingos, para toda a semana. Que seja uma ajuda para quem quiser usar este tempo para melhor conhecer Aquele que vai receber.


Dia_3_Dez - I Domingo do Advento

Lc 21, 25-28.34-36

E disse também: «Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na Terra, as nações cairão no desespero, apavoradas com o barulho do mar e das ondas. Os homens desmaiarão de medo e ansiedade, pelo que vai acontecer ao Universo, porque os poderes do espaço ficarão abalados. Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima».

E acrescentou: «Tomai cuidado para que os vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós. Pois esse dia cairá, subitamente, sobre todos aqueles que habitam a face de toda a Terra. Ficai atentos e rezai continuamente, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem».

O Advento é acima de tudo um tempo privilegiado de preparar o coração – e o evangelho deste primeiro domingo fala-nos disso mesmo.

· Às vezes pomo-nos no papel de espectadores da nossa vida, e criamos uma distância que nos permite, por exemplo, achar que é importante fazer uma coisa e não a fazer, gostar de uma pessoa e tratá-la mal...às vezes, deixamo-nos ser duplos da nossa vida. Preparar o coração deve começar por um olhar honesto para ele, para as coisas das quais ele se ocupa, para os sítios para onde se lança. Nestes dias, com que é que o meu coração tem estado ocupado? Como anda a ecoar o que me tem acontecido no coração? Deixar vir à consciência o que anda no coração, sem julgar.

· Há coisas que tornam os nossos corações pesados, que não o deixam ser de carne, que o vão tornando pedra. Jesus concede-nos a enorme Graça de O conhecer, revela-Se-nos: a nós cabe-nos criar espaço no coração para receber essa Graça. Pedir ao Senhor um coração de carne, capaz de O receber. Ver com Ele se há coisas que andam a petrificar-me.

· O Advento é podermos preparar o coração na espera. E o Jesus que esperamos não é nem um desconhecido, nem é só um Menino nas palhinhas. A espera ajuda-nos a ter presente a importância do que esperamos. Dá tempo ao nosso coração para amadurecer no desejo disso que espera. Mas esperar é exigente, consome-nos. Nesta espera, Deus alimenta-nos de sinais: haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas. Sim, mas o Amor de Deus toca-nos directamente, a cada um, na relação que temos com ele. E não há maior sinal que esse, nem nada que possa alimentar a espera mais que isso. Focar o coração nestes sinais, ou seja, deixar o coração demorar-se no estado da minha relação com Deus agora, e perceber o que é que tem de crescer nesta espera.

Dia_4_Dez

Mt 8, 5-11

Jesus estava a entrar em Cafarnaum, quando um oficial romano se aproximou d'Ele, suplicando: «Senhor, o meu empregado está em casa, de cama, sofrendo muito com uma paralisia». Jesus respondeu: «Eu vou curá-lo». O oficial disse: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Diz uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também recebo ordens e tenho soldados às minhas ordens. E digo a um: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e digo ao meu empregado: faz isto, e ele faz».

Quando ouviu isto, Jesus ficou admirado e disse aos que O seguiam: «Eu vos garanto: nunca encontrei uma fé igual a esta em ninguém de Israel! Eu digo-vos: muitos virão do Oriente e do Ocidente e sentar-se-ão à mesa no Reino do Céu juntamente com Abraão, Isaac e Jacob ».

Dia_5_Dez

Lc 10, 21-24

Nesse instante, Jesus alegrou-Se no Espírito Santo e disse: «Eu Te louvo, Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou-Me tudo a Mim. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece quem é o Pai a não ser o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar».

E Jesus voltou-Se para os discípulos, e disse-lhes em particular: «Felizes os olhos que vêem o que vós vedes. Pois Eu digo-vos que muitos profetas quiseram ver o que vós vedes e não puderam ver; quiseram ouvir o que vós ouvis e não puderam ouvir».

Dia_6_Dez

Mt 15, 29-37

Saindo dali, Jesus foi para a margem do mar da Galileia, subiu a montanha e sentou-Se. Numerosas multidões se aproximaram de Jesus, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes. Então colocaram-nos aos pés de Jesus. E Ele curou-os. As multidões ficaram admiradas, vendo que os mudos falavam, os aleijados saravam, os coxos andavam e os cegos viam. E glorificaram o Deus de Israel.

Jesus chamou os seus discípulos e disse-lhes: «Tenho compaixão desta multidão, porque há já três dias que está comigo e não tem nada para comer. Não quero mandá-los embora sem comer, para que não desmaiem pelo caminho». Os discípulos disseram: «Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para matar a fome de tão grande multidão?» Jesus perguntou: «Quantos pães tendes?» Eles responderam: «Sete, e alguns peixinhos». Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois tomou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e ia-os dando aos discípulos, e os discípulos às multidões. Todos comeram e ficaram satisfeitos. E encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

Dia_7_Dez

Mt 7, 21.24-27

«Nem todo aquele que Me diz "Senhor, Senhor", entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai que está no céu. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como o homem sem juízo, que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, e a casa caiu, e a sua ruína foi completa!».

Dia_8_Dez – Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Lc 1, 26-38

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de David. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde Ela estava, e disse: «Alegra-Te, cheia de graça! O Senhor está contigo!» Ouvindo isto, Maria ficou preocupada e perguntava a Si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: «Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que vais ficar grávida, terás um Filho e dar-Lhe-ás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dar-Lhe-á o trono de seu pai David, e Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacob. E o seu reino não terá fim».

Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não conheço homem?»

O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre Ti e o poder do Altíssimo Te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de Ti será chamado Filho de Deus. Também a tua parenta Isabel, apesar da sua velhice, concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril já há seis meses que está grávida. A Deus nada é impossível».

Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra». E o anjo retirou-se.

Dia_9_Dez

Mt 9, 35 – 10, 1.6-8

Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando nas suas sinagogas, pregando a Boa Notícia do Reino, e curando toda a espécie de doenças e enfermidades. Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor.

Então Jesus disse aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos! Por isso, pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a seara».

Então Jesus chamou os Discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus e para curar qualquer espécie de doença e enfermidade.« Ide primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ide e anunciai: "O Reino dos Céus está próximo". Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai também de graça! ».

Dia_10_Dez – Domingo II do Advento

Lc 3, 1-6

Havia quinze anos que Tibério era imperador de Roma. Pôncio Pilatos era governador da Judeia; Herodes governava a Galileia; seu irmão Filipe, a Itureia e a Traconítide; e Lisânias, a Abilena. Anás e Caifás eram sumos sacerdotes. Foi nesse tempo que Deus enviou a sua palavra a João, filho de Zacarias, no deserto. E João percorria toda a região do rio Jordão, pregando um baptismo de conversão para o perdão dos pecados, conforme está escrito no livro do profeta Isaías: «Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas estradas. Todo o vale será aterrado, toda a montanha e colina serão aplanadas; as estradas curvas ficarão rectas e os caminhos esburacados serão nivelados.E todo o homem verá a salvação de Deus».

· Imagino-me no deserto, escutando a pregação de João Baptista. Ele, semi-nu, de tudo desapegado, diz-me: «Prepara o caminho do Senhor!» Que sinto ao escutar este convite?

· Revivo agora o meu Baptismo, e recordo que o próprio Cristo foi também baptizado. Serei eu, através dos meus gestos e palavras, um convite ao Baptismo do outro?

· Com Maria, pedir a graça de saber tocar o coração de familiares distantes de Deus, para que «toda a criatura veja a Salvação de Deus».

Agradecer profundamente o dom da Fé.

Dia_11_Dez

Lc 5, 17-26

Certo dia, Jesus estava a ensinar. Estavam ali sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todos os povoados da Galileia, da Judeia e até de Jerusalém. E o poder do Senhor estava em Jesus, fazendo-O realizar curas. Chegaram, então, algumas pessoas que traziam, numa cama, um homem que estava paralítico; tentavam introduzi-lo e colocá-lo diante de Jesus. Mas, por causa da multidão, não conseguiam introduzi-lo. Subiram então ao terraço e, através das telhas, desceram o homem com a cama, no meio, diante de Jesus. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: «Homem, os teus pecados estão perdoados». Os doutores da Lei e os fariseus começaram a pensar: «Quem é este que profere blasfémias? Ninguém pode perdoar pecados, porque só Deus tem poder para isso!» Mas Jesus percebeu o que eles estavam a pensar. Tomou então a palavra e disse: «Porque pensais assim? O que é mais fácil? Dizer: "Os teus pecados estão perdoados", ou dizer: "Levanta-te e anda?" Pois bem: para que saibais que o Filho do Homem tem poder para perdoar pecados, - disse Jesus ao paralítico - Eu te ordeno: Levanta-te, pega na tua cama e volta para casa». No mesmo instante, o homem levantou-se à vista deles, pegou na cama onde estava deitado e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram admirados e louvavam a Deus. Ficaram cheios de medo e diziam: «Hoje vimos coisas estranhas».

Dia_12_Dez

Mt 18, 12-14

Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se perde, será que ele não vai deixar as noventa e nove nas montanhas para procurar aquela que se perdeu? Eu vos garanto: quando ele a encontra, fica muito mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está no céu não quer que nenhum destes pequeninos se perca».

Dia_13_Dez

Mt 11, 28-30

«Vinde a Mim todos os que estais cansados de carregar o peso do vosso fardo e Eu vos darei descanso. Carregai a minha carga e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve».

Dia_14_ Dez

Mt 11, 11-15

Eu vos garanto: de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Baptista. No entanto, o menor no Reino do Céu é maior do que ele. Desde os dias de João Baptista até agora, o Reino do Céu sofre violência, e são os violentos que procuram tomá-lo. De facto, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E se o quiserdes aceitar, João é Elias que devia vir. Quem tem ouvidos, oiça».

Dia_15_Dez

Mt 11, 16-19

Jesus disse ainda: «Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que se dirigem aos colegas e dizem: "Tocámos flauta e não dançastes; cantámos uma música triste e não batestes no peito".

Veio João, que não come nem bebe, e disseram: "Está com um demónio". Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: "É um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores". Mas a sabedoria foi justificada pelas suas obras».

Dia_16_Dez

Mt 17, 10-13

Os discípulos de Jesus perguntaram-Lhe: «O que querem dizer os doutores da Lei, quando afirmam que Elias deve vir antes?» Jesus respondeu: «Elias vem para colocar tudo em ordem. Mas Eu digo-vos: Elias já veio e eles não o reconheceram. Fizeram com ele tudo o que quiseram. E o Filho do Homem será maltratado por eles do mesmo modo».

Então os discípulos compreenderam que Jesus falava de João Baptista.

Dia_17_Dez – Domingo III do Advento

Lc 3, 10-18

As multidões perguntavam a João: «O que é que devemos fazer?» Ele respondia: «Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem. E quem tiver comida, faça a mesma coisa».

Alguns cobradores de impostos também foram para ser baptizados e perguntaram: «Mestre, que devemos fazer?» João respondeu: «Não cobreis nada além da taxa estabelecida». Alguns soldados também perguntaram: «E nós, que devemos fazer?» Ele respondeu: «Não maltrateis ninguém; não façais acusações falsas e contentai-vos com o vosso salário».

O povo esperava pelo Messias. E todos perguntavam a si mesmos se João não seria o Messias.Por isso, João declarou a todos: «Eu baptizo-vos com água. Mas vai chegar Alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno nem sequer de Lhe desatar a correia das sandálias. Ele é que vos baptizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele terá na mão uma pá; vai limpar a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; mas a palha Ele vai queimá-la no fogo que não se apaga».

João anunciava a Boa Notícia ao povo de muitos outros modos.

· “Que devemos fazer?”. Por Jesus não se espera sentado. A construção do Reino é o modo de esperar cristão. Demorar-me um bocadinho no que vejo que possa ser esta construção, naquilo em que sou chamado a intervir nela. Que devo eu fazer?

· João Baptista não tem meias medidas, responde sem peneiras a quem lhe pergunta o que fazer, e aquilo que diz acerta precisamente em quem pergunta. Diz a quem tem duas túnicas que reparta, aos cobradores de impostos que não exijam a mais, aos soldados que não sejam violentos. A cada um é apontado o aspecto das suas relações que precisa de ser convertido, nesta construção do Reino. Imaginar o que é que João me diria a mim com a certeza que vai acertar exactamente no aspecto que eu preciso de converter agora.

· Pedir ao Senhor a Graça de converter esse aspecto, e traçar com Ele um plano de conversão. Concreto e ao qual seja realmente possível ser fiel (isto não significa não ser exigente, significa ser honesto), com a confiança que é para sua maior Glória.

Dia_18_Dez

Mt 1, 18-24

A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua Mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, Ela ficou grávida pela acção do Espírito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e disse: «José, filho de David, não tenhas medo de receber Maria como esposa, porque Ela concebeu pela acção do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho, ao qual darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados».

Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: «Vede: a Virgem conceberá e dará à luz um Filho. Ele será chamado Emanuel, que quer dizer: Deus está connosco».

Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa.

Dia_19_Dez

Lc 1, 5-25

No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias. Era do grupo de Abias. Sua esposa chamava-se Isabel e era descendente de Aarão. Os dois eram justos diante de Deus: obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada.

Certa ocasião, Zacarias fazia o serviço religioso no Templo, pois era a vez do seu grupo realizar as cerimónias. Conforme o costume do serviço sacerdotal, no sorteio coube-lhe entrar no Santuário e fazer a oferta do incenso. Na hora do incenso, toda a assembleia do povo estava a rezar no lado de fora. Então apareceu a Zacarias um anjo do Senhor. Estava de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e cheio de medo. Mas o anjo disse: «Não tenhas medo, Zacarias! Deus ouviu o teu pedido; a tua esposa Isabel vai ter um filho, e dar-lhe-ás o nome de João. Ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, porque vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará cheio do Espírito Santo. Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. Caminhará à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto».

Zacarias perguntou ao anjo: «Como vou saber se isto é verdade? Sou velho e a minha mulher é de idade avançada». O anjo respondeu: «Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e Ele mandou-me dar-te esta boa notícia. Vais ficar mudo e não poderás falar, até ao dia em que estas coisas acontecerem, porque não acreditaste nas minhas palavras que se cumprirão na altura própria».

O povo aguardava Zacarias e estava admirado com a sua demora no Santuário. Quando saiu, não podia falar, e compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava com sinais e continuava mudo.

Depois de terminar os seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. Ela dizia: «Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que Ele Se dignou tirar-me da humilhação pública!».

Dia_20_Dez

Lc 1, 26-38

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de David. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde Ela estava, e disse: «Alegra-Te, cheia de graça! O Senhor está contigo!» Ouvindo isto, Maria ficou preocupada e perguntava a Si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: «Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que vais ficar grávida, terás um Filho e dar-Lhe-ás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dar-Lhe-á o trono de seu pai David, e Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacob. E o seu reino não terá fim».

Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não conheço homem?»

O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre Ti e o poder do Altíssimo Te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de Ti será chamado Filho de Deus. Também a tua parenta Isabel, apesar da sua velhice, concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril já há seis meses que está grávida. A Deus nada é impossível».

Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra». E o anjo retirou-se.

Dia_21_Dez

Lc 1, 39-45

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-Se, à pressa, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança agitou-se no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: «Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada Aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor Lhe prometeu».

Dia_22_Dez

Lc 1, 46-56

Então Maria disse: «A minha alma proclama a grandeza do Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humilhação da sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor: o seu Nome é santo, a sua misericórdia chega aos que O temem, de geração em geração. Ele realiza proezas com o seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche-os de bens, e despede os ricos de mãos vazias. Socorre Israel, seu servo, lembrando-Se da sua misericórdia, - conforme prometera aos nossos pais - em favor de Abraão e da sua descendência, para sempre».

Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa.

Dia_23_Dez

Lc 1, 57-66

Terminou para Isabel o tempo de gravidez e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido bom para Isabel e alegraram-se com ela.

No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: «Não! Ele vai chamar-se João». Os outros disseram: «Não tens nenhum parente com esse nome!» Então fizeram sinais ao pai, perguntando como queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: «O nome dele é João».E todos ficaram admirados.

No mesmo instante, a boca de Zacarias abriu-se, a sua língua soltou-se e começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviram a notícia ficavam a pensar: «O que irá ser este menino?» De facto, a mão do Senhor estava com ele.

Dia_24_Dez – Domingo IV do Advento

Lc 1, 39-45

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-Se, à pressa, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança agitou-se no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: «Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada Aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor Lhe prometeu».

· Estando em casa, e iniciando esta oração, eis que oiço o toque da campainha. Contrariado, levanto-me e, abrindo a porta, deparo-me com Maria. Que faço?

· Reparando que é a Maria grávida do Salvador que me visita, logo puxo uma cadeira para que se sente. e, sentando-me a seu lado, pergunto-lhe: «Mas porque me visitas, se sou apenas um pecador?»

· Junto de Maria, discorrer, em liberdade, sobre as intenções e sonhos desta família. Agradecer semelhante Mãe que nos ensina a ser nada para que o Filho seja tudo em nós.