segunda-feira, janeiro 07, 2008

«Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu.»

Hoje a Igreja celebra : S. Raimundo de Penhaforte, confessor, +1275

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Odes de Salomão : «Sobre aqueles que habitavam no país das sombras e da morte, fez-se uma luz»


1ª Carta de S. João 3,22-24.4,1-6.

e recebemos dele tudo o que pedirmos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que lhe é agradável. E este é o seu mandamento: que acreditemos no Nome de seu Filho, Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, conforme o mandamento que Ele nos deu. Aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele; e é por isto que reconhecemos que Ele permanece em nós: graças ao Espírito que nos deu. Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, pois muitos falsos profetas apareceram no mundo. Reconheceis que o espírito é de Deus por isto: todo o espírito que confessa Jesus Cristo que veio em carne mortal é de Deus; e todo o espírito que não faz esta confissão de fé acerca de Jesus não é de Deus. Esse é o espírito do Anticristo, do qual ouvistes dizer que tem de vir; pois bem, ele já está no mundo. Meus filhinhos, vós sois de Deus e venceste-los, porque é mais poderoso o espírito que está em vós do que aquele que está no mundo. Eles são do mundo; por isso falam a linguagem do mundo, e o mundo ouve-os. Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus ouve-nos; quem não é de Deus não nos ouve. É por isto que nós reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Livro de Salmos 2,7-8.10-11.

Vou anunciar o decreto do SENHOR. Ele disse-me: «Tu és meu filho, Eu hoje te gerei.
Pede-me e Eu te darei povos como herança e os confins da terra por domínio.
agora, prestai atenção, ó reis! Deixai-vos instruir, juízes da terra!
Servi o SENHOR com temor, prestai-lhe homenagem com tremor,


Evangelho segundo S. Mateus 4,12-17.23-25.

Tendo ouvido dizer que João fora preso, Jesus retirou-se para a Galileia. Depois, abandonando Nazaré, foi habitar em Cafarnaúm, cidade situada à beira-mar, na região de Zabulão e Neftali, para que se cumprisse o que o profeta Isaías anunciara: Terra de Zabulão e Neftali, caminho do mar, região de além do Jordão, Galileia dos gentios. O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; e aos que jaziam na sombria região da morte surgiu uma luz. A partir desse momento, Jesus começou a pregar, dizendo: «Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu.» Depois, começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino e curando entre o povo todas as doenças e enfermidades. A sua fama estendeu-se por toda a Síria e trouxeram-lhe todos os que sofriam de qualquer mal, os que padeciam doenças e tormentos, os possessos, os epilépticos e os paralíticos; e Ele curou-os. E seguiram-no grandes multidões, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e de além do Jordão.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Odes de Salomão (texto cristão hebraico do princípio do séc. II)
N° 15

«Sobre aqueles que habitavam no país das sombras e da morte, fez-se uma luz»


Tal como o sol é a alegria
dos que procuram a luz,
assim a minha alegria é o Senhor,
pois Ele é o meu sol.
Os seus raios reergueram-me,
a sua luz dissipou todas as trevas da minha fronte.

Graças a Ele foram-me dados estes olhos,
E pude ver a sua luz santa;
Foram-me dados ouvidos
e pude ouvir a sua verdade;
foi-me dado o pensamento da ciência
e por seu intermédio me alegrei.

Abandonei o caminho do erro,
fui junto d’Ele,
e d’Ele generosamente recebi a salvação.
Ele muito me deu, por sua benevolência,
e a sua beleza modelou-me.
Em seu nome, cobri-me de incorruptibilidade,
abandonei a corrupção por sua divina graça.

A mortalidade desapareceu defronte do meu rosto,
A morada dos mortos foi aniquilada pelas minhas palavras,
Ergueu-se uma vida imortal na terra do Senhor.
Ela foi revelada aos crentes
e sem reservas concedida
a todos os que a Ele se entregam.
Aleluia !