sexta-feira, dezembro 28, 2007

Assim se cumpriu o que o Senhor anunciou pelo profeta

Hoje a Igreja celebra : Santos Inocentes, mártires, séc. I

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Quodvultdeus: Filhos e testemunhas de Cristo


1ª Carta de S. João 1,5-10.2,1-2.

Eis a mensagem que ouvimos de Jesus e vos anunciamos: Deus é luz e nele não há nenhuma espécie de trevas. Se dizemos que temos comunhão com Ele, mas caminhamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Pelo contrário, se caminhamos na luz, como Ele, que está na luz, então temos comunhão uns com os outros e o sangue do seu Filho Jesus purifica-nos de todo o pecado. Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós. Se confessamos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a iniquidade. Se dizemos que não somos pecadores, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Filhinhos meus, escrevo-vos estas coisas para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos junto do Pai um advogado, Jesus Cristo, o Justo, pois Ele é a vítima que expia os nossos pecados, e não somente os nossos, mas também os de todo o mundo.

Livro de Salmos 124(123),2-3.4-5.7-8.

se o Senhor não estivesse do nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,
ter-nos-iam engolido vivos quando a sua fúria ardia contra nós.
As águas ter-nos-iam submergido, a torrente teria passado sobre nós.
Então, sim, teriam passado sobre nós as águas turbulentas!
nossa vida escapou como um pássaro do laço de caçadores; rompeu-se o laço e nós libertámo-nos.
nosso auxílio está no nome do SENHOR, que fez o céu e a terra.


Evangelho segundo S. Mateus 2,13-18.

Depois de partirem, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará o menino para o matar.» E ele levantou-se de noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egipto, permanecendo ali até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor anunciou pelo profeta: Do Egipto chamei o meu filho. Então Herodes, ao ver que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o seu território, da idade de dois anos para baixo, conforme o tempo que, diligentemente, tinha inquirido dos magos. Cumpriu-se, então, o que o profeta Jeremias dissera: Ouviu-se uma voz em Ramá, uma lamentação e um grande pranto: É Raquel que chora os seus filhos e não quer ser consolada, porque já não existem.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Quodvultdeus, bispo em Cartago de 437 a 453
Sermão 2 sobre o Credo

Filhos e testemunhas de Cristo


Por que tens medo, Herodes, de ouvir dizer que nasceu um rei? Ele não veio destronar-te, veio vencer o demónio. Mas tu não compreendes que assim é, tens medo e enfureces-te. Para matares a criança que procuras, tornas-te o cruel assassino de um grande número de infantes. Nada te detém, nem o amor das mães lavadas em lágrimas, nem o luto dos pais que choram os seus filhos, nem os gritos e os gemidos das próprias crianças. Massacras o corpo destes pequenos porque o medo te mata o coração. E julgas que, se conseguires realizar os teus objectivos, viverás muito tempo, quando é a própria vida que procuras matar. Aquele que é a fonte da graça, que é simultaneamente pequeno e grande, que está deitado numa manjedoura, faz tremer o trono onde te sentas. Através de ti, Ele realiza os Seus desígnios, mas realiza-os apesar de ti. Ele acolhe os filhos dos Seus inimigos e faz deles Seus filhos de adopção.

Esses pequenos morrem por Cristo sem o saberem; é a morte de mártires que seus pais choram. Quando ainda nem sabiam falar, Cristo tornou-os capazes de serem Suas testemunhas. Eis como reina este Rei, que opera já a libertação, que já dá a salvação. Tu, porém, Herodes, ignoras tudo isso; tu assustas-te e enfureces-te. E, irando-te contra uma criança pequena, colocas-te já ao Seu serviço sem o saberes.

Que grande é o dom da graça! Por que méritos conquistaram estas crianças a vitória? Ainda não sabem falar, e já confessam a Cristo. Sendo ainda fisicamente incapazes de empreender o combate, conquistam já a palma da vitória.