terça-feira, dezembro 06, 2005

Evangelho do Dia

Hoje a Igreja celebra : S. Nicolau, bispo, +342

O Santo deste dia é São Nicolau, muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas. Nicolau nasceu na Ásia Menor, pelo ano de 275, filho de pais ricos, mas com uma profunda vida de oração. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição em que viviam os cristãos. São Nicolau é conhecido principalmente para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, na loucura, aconselhou-lhes a prostituição, atirou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. Daí que nos países do Norte da Europa, através da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.
Sagrado bispo de Mira, Nicolau conquistou todos com sua caridade, zelo, espírito de oração, e carisma de milagres. Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado à morte, mas felizmente salvou-se em 313, pois foi publicado o edital de Milão que concedia a liberdade religiosa.
São Nicolau participou no Concílio de Niceia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Partiu para o céu em 342 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegassem ao povo.

Evangelho segundo S. Mateus 18,12-14.

Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove no monte, para ir à procura da tresmalhada? E, se chegar a encontrá la, em verdade vos digo: alegra-se mais com ela do que com as noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos.»

Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
S. Siloane (1866-1938), monge ortodoxo
Escritos

"O vosso Pai que está nos céus não quer que um só destes pequeninos se perca"
Foi com o Senhor que a minha alma aprendeu a humildade. De uma forma que ultrapassa toda a inteligência, o Senhor apareceu-me e cumulou a minha alma com o seu amor. Mas, em seguida, desapareceu e agora a minha alma aspira por ele dia e noite. Qual pastor bom e misericordioso, ele me procurou, a mim, sua ovelha já ferida pelos lobos, e dispersou-os (cf Jo 10,12).
A minha alma conhece a misericórdia do Senhor para com o homem pecador e eu escrevo a verdade diante da face de Deus: todos nós, pecadores, seremos salvos e nem uma só alma se perderá, desde que se arrependa. Mas nenhuma palavra poderá descrever a que ponto o Senhor é bom. Volta a tua alma para o Senhor e diz: "Senhor, perdoa-ma" e não imagines que ele não te perdoará. A sua bondade não pode não perdoar: imediatamente ele perdoa e santifica. Eis o que ensina o Espírito Santo na Igreja.
O Senhor é Amor. "Saboreai e vede como o Senhor é bom", diz a Escritura (Sl 33,9). A minha alma saboreou esta bondade do Senhor e, insaciavelmente, dia e noite, o meu espírito voa para Deus. Começo a escrever sobre o amor de Deus e não fico saciado, porque a lembrança do Deus todo-poderoso mantém prisioneira a minha alma.