sexta-feira, junho 23, 2006

Sagrado Coração de Jesus

Hoje a Igreja celebra : Sagrado Coração de Jesus (ofício próprio),

Evangelho segundo S. João 19,31-37.

Como era o dia da Preparação da Páscoa, para evitar que no sábado ficassem os corpos na cruz, porque aquele sábado era um dia muito solene, os judeus pediram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e também ao outro que tinha sido crucificado juntamente. Mas, ao chegarem a Jesus, vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. Porém, um dos soldados traspassou-lhe o peito com uma lança e logo brotou sangue e água. Aquele que viu estas coisas é que dá testemunho delas e o seu testemunho é verdadeiro. E ele bem sabe que diz a verdade, para vós crerdes também. É que isto aconteceu para se cumprir a Escritura, que diz: Não se lhe quebrará nenhum osso. E também outro passo da Escritura diz: Hão-de olhar para aquele que trespassaram.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Bernardo (1091-1153), monge de Cister e doutor da Igreja
Homilias sobre o Cântico dos Cânticos




“Vinde com alegria tirar água das fontes vivas da salvação” (Is 12,3)


Onde pode a nossa fragilidade encontrar repouso e segurança, senão nas feridas do Salvador? Perfuraram as suas mãos, os seus pés, e com um golpe de lança o seu lado. Por estes buracos abertos posso provar o mel desta rocha (Sl 80, 17) e o óleo que escorre da pedra dura, quer dizer “provar e ver como o Senhor é doce” (Sl 33,9). Ele formulava desígnios de paz (Jer 29,11) e eu não o sabia. “Quem, com efeito, conheceu o pensamento do Senhor? Quem foi o seu conselheiro?” (Rom 11,34). Mas o prego que o perfura tornou-se para mim uma chave que me abre o mistério dos seus desígnios.

Como não ver através das suas chagas? Os pregos e as feridas gritam que, verdadeiramente, na pessoa de Cristo, Deus se reconciliou com o mundo. O ferro trespassou o seu ser e tocou o seu coração, a fim de que ele não ignore mais como se compadecer das minhas fraquezas. O segredo do seu coração aparece a nu nas feridas do seu corpo; vemos a descoberto o grande mistério da sua bondade, esta misericordiosa ternura do nosso Deus, “Sol nascente que nos visitou do alto” (Lc 1,78). E como não seria esta ternura manifesta nas suas feridas? Como mostrar mais claramente que pelas tuas feridas que tu, Senhor, és doce e compassivo e de uma grande misericórdia, porque não há maior amor do que dar a sua vida (Jo 15,13) pelos condenados à morte?

Todo o meu mérito é pois a piedade do Senhor, e não me faltará mérito tanto quanto a piedade não lhe faltará a ele. Se as misericórdias de Deus se multiplicam, os meus méritos serão numerosos. Mas que acontecerá se tenho a reprovar-me uma quantidade de faltas? “Onde abundou o pecado superabundou a graça” (Rom 5,20). E se “a bondade do Senhor se estende por todo o sempre”, pelo meu lado “cantarei eternamente as misericórdias do Senhor” (Sl 102,17;88,2). É esta a minha justiça? Senhor, recordar-me-ei apenas da tua justiça, porque é ela a minha justiça pois que para mim se tornou justiça de Deus (Rom 1,17).



Bem-vinda Aninhas! Ainda bem que aceitou o convite!

1 Comments:

Blogger Ana Pinto Leite said...

Como recusar?!
Não sei como será a colaboração... talvez o que me disser o coração, dia-a-dia...
Nem sei se será todos os dias, que nestas coisas eu não tenho regras.
As coisas vão acontecendo...
Obrigada pelo convite!

6/24/2006 12:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home