quarta-feira, julho 19, 2006

Para a Margarida... mais um anjinho no céu. “Tu revelaste-as aos pequeninos”

A 1ª Leitura e o Salmo fazem pensar sobre a Guerra e sobre responsabilidade.

"Um bastão não pode comandar um homem, é o homem que faz mover o bastão. "

O Salmo assegura-nos de que Deus que nos ouve e nos vê não nos esquece nunca, mesmo que no meio de tanta desgraça nos pareça difícil acreditar.

"Porventura, quem fez o ouvido não ouvirá? Aquele que fez os olhos não há-de ver? (...) O SENHOR não abandona o seu povo (...) De novo há-de voltar a haver justiça, e hão-de segui-la todos os de coração recto. "


Livro de Isaías 10,5-7.13-16.

Ai da Assíria, vara da minha cólera, o bastão das suas mãos é o bastão do meu furor! Eu o atirei contra uma nação ímpia, e o lancei contra o povo, objecto do meu furor, para o saquear e despojar e para o calcar aos pés como lama das ruas. Mas ele não entendeu assim, nem eram estes os planos do seu coração. O seu propósito era destruir e exterminar muitas nações. Realmente ele afirma: «Foi pela força da minha mão que fiz isto, com a minha sabedoria, porque sou inteligente. Mudei as fronteiras dos povos, saqueei os seus tesouros, como um herói derrubei toda aquela gente. Apanhei com a minha mão a riqueza dos povos, como quem recolhe os ovos deixados num ninho. Juntei a terra inteira e ninguém bateu as asas, nem abriu a boca para piar.» Acaso gloriar-se-á o machado contra quem o maneja? Ou levantar-se-á a serra contra o serrador? Um bastão não pode comandar um homem, é o homem que faz mover o bastão. Por isso, o Senhor DEUS do universo enfraquecerá com a doença aqueles guerreiros; debaixo do fígado acender-lhes-á uma febre como um fogo de incêndio.

Livro de Salmos 94,5-10.14-15.

Esmagam o teu povo, SENHOR, e espezinham a tua herança.
Matam a viúva e o estrangeiro e assassinam os órfãos.
Eles dizem: «O SENHOR não vê, o Deus de Jacob não dá por isso!»
Reflecti, ó gente imbecil! E vós, insensatos, quando ganhareis juízo?
Porventura, quem fez o ouvido não ouvirá? Aquele que fez os olhos não há-de ver?
Aquele que corrige as nações, não castigará? Se é Ele quem ensina aos homens a ciência!...
SENHOR não abandona o seu povo nem despreza a sua herança.
De novo há-de voltar a haver justiça, e hão-de segui-la todos os de coração recto.



Evangelho segundo S. Mateus 11,25-27.

Naquela ocasião, Jesus tomou a palavra e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isso foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece o Filho senão o Pai, como ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208), bispo, teólogo e mártir
Contra as heresias






“Tu revelaste-as aos pequeninos”


Aquilo que o Senhor nos ensina é que ninguém pode conhecer a Deus a menos que Deus Se mostre; dito de outra maneira, não podermos conhecer a Deus sem o auxílio de Deus. Mas o Pai quer ser conhecido: conhecê-Lo-ão aqueles a quem o Filho O revelar. […] Este “revelar” não designa apenas o futuro, como se o Verbo só tivesse começado a revelar o Pai depois de ter nascido de Maria; aplica-se à totalidade do tempo. Desde o começo que o Filho, presente na criação que Ele próprio modelou, revela o Pai a todos quantos o Pai deseja ser revelado, quando Ele deseja sê-lo, como Ele deseja sê-lo. Em todas as coisas, e através de todas as coisas, não há senão um Deus-Pai, um único Verbo, um único Espírito e uma única salvação para todos quantos crêem nele.

Com efeito, ninguém pode conhecer o Pai sem o Verbo de Deus, isto é, se o Filho não O revelar, nem conhecer o Filho sem “o agrado” do Pai (Mt 11, 26). Ora, aquilo que, na Sua bondade, o Pai quer, cumpre-o o Filho: o Pai envia, o Filho é enviado, e vem. E este Pai infinito, que para nós é invisível, é conhecido pelo Seu próprio Verbo, que dá a conhecer Aquele que é inexprimível (Jo 1, 18).

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

7/22/2006 7:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home