quinta-feira, agosto 31, 2006

Fostes enriquecidos com todos os dons, tanto da palavra como do conhecimento, de modo que não vos falta graça alguma.

1ª Carta aos Coríntios 1,1-9.

Paulo, chamado por vontade de Deus a ser apóstolo de Cristo Jesus, e Sóstenes, nosso irmão, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos, com todos os que em qualquer lugar invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: graça e paz vos sejam dadas da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Dou incessantemente graças ao meu Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi concedida em Cristo Jesus. Pois nele é que fostes enriquecidos com todos os dons, tanto da palavra como do conhecimento. Assim, foi confirmado em vós o testemunho de Cristo, de modo que não vos falta graça alguma, a vós que esperais a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. É Ele também que vos confirmará até ao fim, para que sejais encontrados irrepreensíveis no Dia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo Nosso Senhor.


Evangelho segundo S. Mateus 24,42-51.

Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Ficai sabendo isto: Se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a casa. Por isso, estai também preparados, porque o Filho do Homem virá na hora em que não pensais.» «Quem julgais que é o servo fiel e prudente, que o senhor pôs à frente da sua família para os alimentar a seu tempo? Feliz esse servo a quem o senhor, ao voltar, encontrar assim ocupado. Em verdade vos digo: Há-de confiar-lhe todos os seus bens. Mas, se um mau servo disser consigo mesmo: 'O meu senhor está a demorar’, e começar a bater nos seus companheiros, a comer e a beber com os ébrios, o senhor desse servo virá no dia em que ele não o espera e à hora que ele desconhece; vai afastá-lo e dar-lhe um lugar com os hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Macário (? - 405), monge no Egipto
Homilia 31


"Vigiai, pois não conheceis o dia em que o vosso Senhor virá"

Deus é o bem supremo; congrega nele os pensamentos do teu espírito e não penses em nada senão em espreitar a sua vinda. Assim pois, que a alma congregue os seus pensamentos dispersos pelo pecado, como se reunisse crianças que se divertem. Que ela os reconduza à mansão do seu corpo e espere sempre o Senhor no jejum e no amor, até que ele venha e verdadeiramente a acolha...
Se o nosso coração não se orgulhar, se não enviarmos os nossos pensamentos a pastar nos prados das ervas loucas do pecado, mas se, pelo contrário, elevarmos o nosso espírito e conduzirmos os nossos pensamentos à presença do Senhor com um desejo fervoroso, então, na sua boa vontade, o Senhor virá seguramente a nós e unir-nos-á verdadeiramente a si...
Apressa-te, pois, a agradar ao Senhor, espera-o incessantemente no teu coração, procura-o nos teus pensamentos, incita a tua vontade e os teus sentimentos a orientarem-se constantemente para ele. Verás então que ele vem a ti e faz de ti a sua morada.