quinta-feira, dezembro 06, 2007

Pedro = Rocha

Hoje a Igreja celebra : S. Nicolau, bispo, +342

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Agostinho : Construir na rocha


Livro de Isaías 26,1-6.

Naquele dia será cantado este cântico na terra de Judá: «Temos uma cidade forte. Para a defender, o Senhor ergueu muralhas e baluartes. Abri as portas, para que entre um povo justo, que cumpre com os seus compromissos, que tem carácter firme e conserva a paz, porque põe a sua confiança em Deus. Confiai sempre no SENHOR, porque o SENHOR é a rocha perene: abateu os habitante das alturas e a cidade soberba; humilhou-a, derrubou-a por terra, reduziu-a a pó. Ela é calcada pelos pés dos humildes, pelos pés dos pobres.»

Livro de Salmos 118,1.8-9.19-21.25-27.

Louvai o SENHOR, porque Ele é bom, porque o seu amor é eterno.
melhor confiar no SENHOR do que fiar-se nos homens;
melhor confiar no SENHOR do que fiar-se nos poderosos.
Abri-me as portas da justiça: quero entrar para dar graças ao SENHOR.
Esta é a porta do SENHOR: os justos entrarão por ela.
Eu te darei graças, porque me respondeste, porque foste o meu salvador.
SENHOR, salva-nos! SENHOR, dá-nos a vitória!
Bendito o que vem em nome do SENHOR! Da casa do SENHOR nós vos abençoamos.
SENHOR é Deus; Ele tem-nos iluminado! Entrançai as ramagens de festa até às hastes do altar.


Evangelho segundo S. Mateus 7,21.24-27.

«Nem todo o que me diz: 'Senhor, Senhor’ entrará no Reino do Céu, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está no Céu. «Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (África do Norte) e doutor da Igreja
Sermões sobre S. João, nº 7

Construir na rocha


Será uma coisa surpreedente que o Senhor tenha mudado o nome de Simão, subtituindo-o por Pedro? (Jo 1,24) «Pedro» significa «rocha»; o nome de Pedro é, pois, o símbolo da Igreja. Quem está em segurança senão aquele que constrói sobre a rocha? E que diz o próprio Senhor? «Todo o homem que escuta as minhas palavras e as põe em prática é comparável a um homem avisado que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e investiram contra essa casa e ela não desabou. É que estava assente sobre a rocha...»

De que serve entrar na Igeja àquele que quer construir na areia? Esse escuta a palavra de Deus, mas não a põe em prática; Ele constrói, mas na areia. Se não escutasse, não construiria; Ele escuta, por isso contrói. Mas sobre que fundações? Se ouve a palavra de Deus e a põe em prática, é sobre a rocha. Pode-se, pois, construir de dois modos muito diferentes... se te contenta, ouvir sem pôr em prática, constróis uma ruina. Se, pelo contrário, não escutas, ficas sem abrigo, e serás levado pelo torrente das tribulações... Tenham, pois a certeza, meus irmãos: aquele que escuta a palavra sem agir em conformidade não costrói na rocha; não tem nenhuma relação com o grande nome de Pedro ao qual o Senhor deu tanta importância.