terça-feira, janeiro 08, 2008

É nisto que está o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados

Hoje a Igreja celebra : S. Pedro Tomás, patriarca, mártir, +1366

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santa Catarina de Sena : «Partiu os pães... Dividiu também os dois peixes por todos. E todos ficaram saciados»


1ª Carta de S. João 4,7-10.

Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus. Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. E o amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de nós: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que, por Ele, tenhamos a vida. É nisto que está o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele mesmo que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.

Livro de Salmos 72(71),1-2.3-4.7-8.

Deus, concede ao rei a tua rectidão e a tua justiça ao filho do rei,
para que julgue o teu povo com justiça e os teus pobres com equidade.
Que os montes tragam a paz ao povo, e as colinas, a justiça.
Que o rei proteja os humildes do povo, ajude os necessitados e esmague os opressores!
Em seus dias florescerá a justiça e uma grande paz até ao fim dos tempos.
Dominará de um ao outro mar, do grande rio até aos confins da terra.


Evangelho segundo S. Marcos 6,34-44.

Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ove-lhas sem pastor. Começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas. A hora já ia muito adiantada, quando os discípulos se aproximaram e disseram: «O lugar é deserto e a hora vai adiantada. Manda-os embora, para irem aos campos e aldeias comprar de comer.» Jesus respondeu: «Dai-lhes vós mesmos de comer.» Eles disseram-lhe: «Vamos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer?» Mas Ele perguntou: «Quantos pães tendes? Ide ver.» Depois de se informarem, responderam: «Cinco pães e dois peixes.» Ordenou-lhes que os mandassem sentar por grupos na erva verde. E sentaram-se, por grupos de cem e cinquenta. Jesus tomou, então, os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e dava-os aos seus discípulos, para que eles os repartissem. Dividiu também os dois peixes por todos. Comeram até ficarem saciados. E havia ainda doze cestos com os bocados de pão e os restos de peixe. Ora os que tinham comido daqueles pães eram cinco mil homens.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santa Catarina de Sena (1347-1380), terceira dominicana, doutora da Igreja, co-padroeira da Europa
O Diálogo

«Partiu os pães... Dividiu também os dois peixes por todos. E todos ficaram saciados»


[Jesus dizia a Santa Catarina:] É toda a Essência divina o que recebeis neste sacramento, sob essa brancura do pão. Tal como o sol é indivisível, assim Deus se encontra todo inteiro e o homem todo inteiro na brancura da hóstia. Ainda que dividíssemos a hóstia em milhares de migalhas, se isso fosse possível, em cada uma delas eu estou ainda, Deus inteiro, homem inteiro, tal como te disse...

Suponhamos que haja várias pessoas a virem buscar luz com círios. Uma traz um círio de cem gramas, outra de duzentos e uma terceira de trezentos gramas; uma outra traz um círio de meio quilo e outra de mais ainda. Todas se aproximam da luz e cada uma acende o seu círio. Em cada círio aceso, seja qual for o seu volume, vê-se agora a luz toda inteira, com a sua cor, o seu calor e o seu brilho... Assim acontece aos que se aproximam deste sacramento. Cada um traz o seu círio, quer dizer, o santo desejo com que recebe e toma o sacramento. O círio está apagado e acende-se quando se recebe este sacramento. Digo que está apagado porque por vós mesmos não sois nada. É verdade que vos dei a matéria com que podeis receber e conservar em vós esta luz. Essa matéria é o amor, porque vos criei por amor; é por isso que não podeis viver sem amor».