quarta-feira, dezembro 07, 2005

Evangelho do Dia

Evangelho segundo S. Mateus 11,28-30.

«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»

Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
S. Beda o Venerável (c. 673-735), monge, doutor da Igreja Homilia 12 para a vigília de Pentecostes

«Tomai sobre vós o meu jugo..., e encontrareis repouso»
O Espírito Santo dará aos justos a paz perfeita na eternidade. Mas, agora já, dá-lhes uma enorme paz quando ilumina no seu coração o fogo celeste da caridade. O apóstolo Paulo diz, com efeito: «A esperança não engana, pois o amor de Cristo foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado» (Rom 5,5). A verdadeira e mesmo a única paz das almas neste mundo consiste em estarmos repletos do amor divino e animados da esperança do céu, ao ponto de considerarmos de pouca importância os sucessos e as tribulações deste mundo; em nos despojarmos completamente dos desejos e cobiças deste mundo; e em nos regozijarmos com as injúrias e perseguições sofridas por causa de Cristo, de tal forma que se possa dizer com o apóstolo Paulo: «Estamos firmes na esperança da glória de Deus. E não só. Estamos firmes nas tribulações» (Rom 5,2).Engana-se aquele que imagina encontrar a paz no gozo dos bens deste mundo, nas riquezas. As provações frequentes cá de baixo, e mesmo o fim deste mundo deveriam convencer esse homem de que construiu as fundações da sua paz na areia (Mt 7,26). Pelo contrário, todos aqueles que, tocados pelo sopro do Espírito Santo, tomaram sobre si o jogo bom do amor de Deus e que, seguindo o Seu exemplo, aprenderam a ser doces e humildes de coração, gozam desde já de uma paz que é já a imagem do repouso eterno.