segunda-feira, janeiro 16, 2006

Evangelho do Dia

Livro de 1º Samuel 15,16-23.

Samuel disse-lhe: «Cala-te! Vou dizer-te o que o Senhor me disse esta noite.» Saul respondeu: «Fala.»
Samuel disse: «Apesar de te considerares pequeno, acaso não te tornaste chefe das tribos de Israel, e não te ungiu o Senhor rei de Israel?
O Senhor enviou-te a essa expedição, dizendo: ‘Passa ao fio de espada esses amalecitas pecadores e combate contra eles até ao completo extermínio.’
Porque não ouviste a sua voz e te lançaste sobre os despojos, fazendo o que desagrada ao Senhor?»
Respondeu Saul a Samuel: «Eu obedeci à voz do Senhor, fui pelo caminho que Ele me traçou, trouxe Agag, rei dos amalecitas, e exterminei esse povo.
O povo somente tomou dos despojos algumas ovelhas e bois, como primícias do que devia destruir, para os sacrificar ao Senhor, teu Deus, em Guilgal.»
Samuel replicou-lhe, então: «Porventura, o Senhor se compraz tanto nos holocaustos e sacrifícios como na obediência à sua palavra? A obediência vale mais do que os sacrifícios, e a submissão, mais do que a gordura dos carneiros.
A desobediência é tão culpável como a superstição, e a insubmissão é como o pecado da idolatria. Visto, pois, que rejeitaste a palavra do Senhor, também Ele te rejeita e te tira a realeza!»


Livro de Salmos 50(49),8-9.16-17.21.23.

Não te repreendo por causa dos teus sacrifícios; os teus holocaustos estão sempre na minha presença.
Não reivindico os novilhos da tua casa, nem os cabritos dos teus currais;
Ao pecador, Deus declara: «Porque andas sempre a falar da minha lei e trazes na boca a minha aliança,
tu que detestas os meus ensinamentos e rejeitas as minhas palavras?
Tens feito tudo isto. Poderei Eu calar-me? Pensavas que Eu era igual a ti? Vou chamar-te a julgamento e lançar-te tudo isto em rosto!»
Honra-me quem oferece o sacrifício de louvor; a quem anda por este caminho farei participar da salvação de Deus. SALMOS


Evangelho segundo S. Marcos
2,18-22.

Estando os discípulos de João e os fariseus a jejuar, vieram dizer-lhe: «Porque é que os discípulos de João e os dos fariseus guardam jejum, e os teus discípulos não jejuam?»
Jesus respondeu: «Poderão os convidados para a boda jejuar enquanto o esposo está com eles? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar.
Dias virão em que o esposo lhes será tirado; e então, nesses dias, hão-de jejuar.»
«Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, pois o pano novo puxa o tecido velho e o rasgão fica maior.
E ninguém deita vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho romperá os odres e perde-se o vinho, tal como os odres. Mas vinho novo, em odres novos.»

Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Bem-aventurado Jan van Ruusbroec (1293-1381), cónego regular
Ornamento das Núpcias Espirituais, prólogo



“O Esposo está com eles”


“Aí vem o Esposo, ide ao seu encontro!” (Mt 25,6)... Este Esposo é Cristo, e a Esposa é a natureza humana, criada por Deus “à sua imagem e semelhança” (Gn 1,26) e colocada por ele, desde o início, no lugar mais digno, mais belo, mais rico e mais fértil da terra, que se chamava o Paraíso. Deus tinha submetido a esta natureza humana todas as criaturas, tinha-a cumulado de graça, e tinha-lhe dado um mandamento, de modo que, observando-o, estaria assegurada para sempre a união estável e fiel com o seu Esposo, livre de toda a aflição, de todo o sofrimento e de toda a carência.

Então veio o maligno, o inimigo infernal, que, cheio de inveja do Esposo, tomou a forma de uma serpente manhosa e enganou a mulher; juntas elas enganaram o homem, e assim toda a natureza humana. Desta maneira o inimigo, pelos seus falsos conselhos, roubou esta natureza, a Esposa de Deus, e ela esteve exilada numa terra estrangeira, pobre e miserável, cativa e oprimida...

Mas, assim que Deus viu que tinha chegado o tempo e quando os sofrimentos da sua bem amada o encheram de piedade, enviou o seu Filho único à terra,...no seio da Virgem Maria. Ali o Filho desposou a sua noiva, a nossa natureza, unindo-a à sua pessoa.