sexta-feira, janeiro 06, 2006

Evangeloh do dia

1ª Carta de S. João 5,5-13.

E quem é que vence o mundo senão aquele que crê que Jesus é Filho de Deus? Este, Jesus Cristo, é aquele que veio com água e com sangue; e não só com a água, mas com a água e com o sangue. E é o Espírito quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. Pois são três os que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três coincidem no mesmo testemunho. Se aceitamos o testemunho dos homens, maior é o testemunho de Deus; e o testemunho de Deus está em que foi Ele a dar testemunho a respeito do seu Filho. Quem crê no Filho de Deus tem esse testemunho consigo. Quem não crê em Deus faz de Deus mentiroso, uma vez que não crê no testemunho que Deus deixou a favor do seu Filho. E este é o testemunho: Deus deu-nos a vida eterna, e esta vida está no seu Filho. Quem tem o Filho de Deus tem a vida; quem não tem o Filho também não tem a vida. Escrevi-vos estas coisas, a vós que credes no Nome do Filho de Deus, para que tenhais a certeza de ter convosco a vida eterna.

Livro de Salmos 147,12-15.19-20.

Glorifica, Jerusalém, o SENHOR; louva, Sião, o teu Deus.
Ele reforçou os ferrolhos das tuas portas e abençoou os teus filhos dentro de ti;
Ele estabeleceu a paz nas tuas fronteiras e saciou-te com a flor do trigo.
Ele manda as suas ordens à terra, e a sua palavra corre velozmente;
Ele revela os seus planos a Jacob, os seus preceitos e as suas sentenças a Israel.
Não fez assim com nenhum outro povo, não lhes deu a conhecer os seus mandamentos.


Evangelho segundo S. Marcos 1,7-11.

E pregava assim: «Depois de mim vai chegar outro que é mais forte do que eu, diante do qual não sou digno de me inclinar para lhe desatar as correias das sandálias. Eu baptizei-vos em água, mas Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo.» Por aqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no Jordão. Quando saía da água, viu serem rasgados os céus e o Espírito descer sobre Ele como uma pomba. E do céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus todo o meu agrado.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Homilia atribuida a Santo Hipólito de Roma (? - cerca de 235), presbítero e mártir
O mistério do Natal



Eis que o Senhor vem para ser baptizado


Eis que se aproxima o Senhor para receber o baptismo; chega cansado, sem ornamentos, sem escolta, revestido da nossa humanidade, ocultando a sua divina grandeza para iludir a manha da serpente. Não chega dizer que vem ao encontro de João como um senhor que afastou a sua guarda pessoal. Vem como um simples homem, submetido ao pecado, inclinando a fronte para ser baptizado pela mão de João. Este, tocado por tão grande humildade, tenta impedi-lo dizendo: "Eu é que preciso de ser baptizado por ti e és tu quem vem ter comigo?" (Mt 3,12)
Apercebes-te, meu irmão, de como teríamos ficado privados de tão abundantes e tão grandes bens se o Senhor, cedendo ao pedido de João, tivesse renunciado ao baptismo? Porque, até então, os céus estavam fechados para nós e inacessível o mundo lá de cima... Aliás, o Mestre, não recebeu apenas o baptismo. Ele renovou o homem velho e confiou-lhe imediatamente a graça da adopção. Porque de repente os céus abriram-se. O mundo visível e o invisível reconciliaram-se. Os exércitos celestes transbordaram de júbilo; as doenças da terra foram curadas; os mistérios secretos foram revelados, a hostilidade deu lugar à amizade... Cristo, o Esposo, tinha sido baptizado; era preciso então que se abrissem as esplêndidas portas da câmara celeste. O Espírito Santo tinha descido como uma pomba e a voz do Pai tinha ressoado: "Este é o meu Filho Bem-amado!"...
Por isso, peço-vos: vinde, de todas as tribos e nações, vinde à imortalidade do baptismo. Anuncio-vos hoje a vida, a vós que jazeis nas trevas da ignorância. Vinde à liberdade, vós que sois ainda escravos. Vindo ao Reino, vós que estais sob a tirania... Como vir? dizeis vós. Como? Pela água e pelo Espírito Santo. Essa água, misturada com o Espírito, rega o Paraiso, alegra a terra, fecunda o mundo; ela regenera e vivifica o homem, ela na qual Cristo foi baptizado e sobre a qual desceu o Espírito.