terça-feira, março 07, 2006

Palavra do dia - A palavra que sai da minha boca: não voltará para mim vazia, sem ter realizado a minha vontade e sem cumprir a sua missão.

- Porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes

- Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará


Livro de Isaías 55,10-11.

Assim como a chuva e a neve descem do céu, e não voltam mais para lá, senão depois de empapar a terra, de a fecundar e fazer germinar, para que dê semente ao semeador e pão para comer, o mesmo sucede à palavra que sai da minha boca: não voltará para mim vazia, sem ter realizado a minha vontade e sem cumprir a sua missão.

Livro de Salmos 34,4-7.16-19.

Enaltecei comigo o SENHOR; exaltemos juntos o seu nome.
Procurei o SENHOR e Ele respondeu-me, livrou-me de todos os meus temores.
Aqueles que o contemplam ficam radiantes, não ficarão de semblante abatido.
Quando um pobre invoca o SENHOR, Ele atende-o e liberta-o das suas angústias.
Os olhos do SENHOR estão voltados para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu clamor.
ira do SENHOR volta-se contra os malfeitores, para apagar da terra a sua memória.
Os justos clamaram e o SENHOR atendeu-os e livrou-os das suas angústias.
SENHOR está perto dos corações contritos e salva os espíritos abatidos.



Evangelho segundo S. Mateus 6,7-15.

Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» «Rezai, pois, assim:'Pai nosso, que estás no Céu, santificado seja o teu nome, venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, como no Céu, assim também na terra. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia; perdoa as nossas ofensas, como nós perdoámos a quem nos tem ofendido; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Mal.’ Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Não há maior amor



A oração dos filhos de Deus


A oração, para ser fecunda, deve vir do coração e poder tocar o coração de Deus. Vê como Jesus ensinou os discípulos a orar. Cada vez que pronunciamos o "Pai Nosso", Deus, creio eu, olha para as suas mãos, onde nós estamos gravados: "Eu gravei-te na palma da minha mão (Is 49,16)" Contempla as suas mãos e vê-nos ali, aninhados nelas. Que maravilha a ternura de Deus!
Rezemos, digamos o "Pai Nosso". Vivamo-lo e então seremos santos. Tudo está nele: Deus, eu mesmo, o próximo. Se perdoo, posso ser santo, posso rezar. Tudo brota de um coração humilde: tendo um coração assim, saberemos como amar a Deus, como nos amarmos a nós mesmos, como amar o nosso próximo (Mt 22,37s). Não há aí nada de complicado e, contudo, nós complicamos tanto as nossas vidas, agravando-as com tantas sobrecargas. Uma só coisa conta: ser humilde e rezar. Quanto mais rezardes, melhor rezareis.
Uma criança não encontra qualquer dificuldade em exprimir a sua inteligência cândida em termos simples que dizem muito. Não fez Jesus compreender a Nicodemos que era preciso tornar-se como uma criança (Jo 3,3)? Se rezarmos segundo o Evangelho, permitiremos a Cristo que cresça em nós. Reza, pois, com amor, à maneira das crianças, com o ardente desejo de muito amar e de tornar amado aquele que o não é.