quarta-feira, março 01, 2006

Plano Espiritual para a Quaresma – PEQ

www.cupav.web.pt

Este PEC inclui temas semanais, pontos de esforço, sugestões para aprofundar e eventos no CUPAV para melhor viver a sua Quaresma!

“ Quaresma é o tempo privilegiado da peregrinação interior até Àquele que é a fonte da misericórdia. Nesta peregrinação, Ele próprio nos acompanha através do deserto da nossa pobreza, amparando-nos no caminho que leva á alegria intensa da Páscoa.”

In mensagem de Bento XVI para a Quaresma de 2006


Quarta-feira de cinzas (dia 1 de Março)

Projecto Barriga Vazia Coração Cheio

Porque não começar a Quaresma a pão e água num jejum com sentido? O CUPAV propõe, na sequência de um dia de jejum:
• Missa de imposição das cinzas ás 19.00h na capela do CUPAV
• Jantar
• Encontro mensal, ás 21.00h no CUPAV, com o tema Os Sinais da Penitência


Semana de 1 a 8 de Março

Preparar para arrancar

Prepara-te para um caminho longo e imprevisível. Uma caminhada interior por dificuldades, descobertas, mudanças de rumo, na qual a nossa bagagem deve ser leve, para a melhor podermos aproveitar. Carregando o que não é essencial, teremos muito mais dificuldade em chegar até Deus.

esta semana

• Fazer um gráfico ou uma tabela com as coisas que acho essenciais na minha vida e com o tempo/espaço que lhes devo atribuir.

para aprofundar…

Ex 20, 1-17; Mt 5, 3-12; 1 Cor 13, 1-13
Crónicas do Céu, João César das Neves Conto pedido de ajuda editora Lucerna *

_____________________________________________________________________________________

Semana de 8 a 15 de Março

Exame de Consciência


O exame de consciência é uma prática habitual de revisão de cada dia para não viver a vida distraído, reconhecendo a presença de Deus, escondida, por vezes, nas coisas mais banais. A exigência é fundamental, inserida na certeza de que Deus nos ama como somos ao ponto de ter dado a sua vida por nós.
“Deus censura os teus pecados; se tu também os censuras, juntas-te a Deus. (…) O princípio das obras boas é a confissão das más.” (Sto. Agostinho)

esta semana

• Relação com Deus: tenho tido momentos de intimidade com Ele? Tenho seguido o sonho que Ele tem para mim? Estou envolvido plenamente na minha comunidade?
• Relação com o mundo: entrego-me inteiro à missão que Deus confiou para a minha vida? Exerço a minha liberdade ou estou preso a vícios, modas e paixões sem sentido? Transmito a esperança e a confiança de Deus no que faço? Procuro a justiça e a solidariedade como ideais a alcançar ou cedo a relativismos e a desânimos? 3


• Relação com os outros: Sirvo quem me está próximo com liberdade e amor? Sou verdadeiro e fiel aos valores e princípios em que acredito? Respeito os outros independentemente das suas diferenças?
• Que proveito tiro das minhas falhas? Faço o esforço por aprender com os meus erros e corrigi-los? Como “respondo” aos males que faço?

para aprofundar…

Exame de Consciência in
“O Príncipe e a Lavadeira”, Nuno Tovar de Lemos, sj
2 Sam 12, 14-23; Is 1, 16-19; Lc 18, 9-13; Sl 16(15), 9-11

_____________________________________________________________________________________

Celebração penitencial (dia 15 de Março)

Uma relação de amizade precisa de ser alimentada: porque não olhar a confissão como um encontro de amizade com Cristo?
O CUPAV propõe um momento de reflexão, de reconciliação e um reatar de laços.

Na Igreja de Sto. Inácio (colégio S. João de Brito), 21.15h.

_____________________________________________________________________________________

Semana de 15 a 22 de Março

Simplicidade


“O maior milagre é Deus servir-se das pequenas criaturas que nós somos. Serve-se de nós para realizar a Sua obra.” (beata Teresa de Calcutá)
O simples reconhece-se como o fruto da acção de Deus e não vê glória nisso. Vê-se como o instrumento de que Deus se serve e assume-se como “servo inútil”.

esta semana

• Tudo é dom! Procuro ganhar consciência dos dons que Deus me confiou e que pede que eu ponha a render: Quais são os meus dons?
• Em cada sucesso, ponho-me diante de Deus e entrego, como quem sabe que apesar do trabalho, tudo é dom. Trabalho como se tudo dependesse de mim, confio porque tudo depende de Deus.

para aprofundar…

Jer 9, 22-23; Mt 11, 25-30; Mt 18, 1-4; Lc 17, 7-10; Lc 18, 9-14

_____________________________________________________________________________________


Semana de 22 a 29 de Março

Autenticidade


“Para ser grande, sê inteiro: nada
teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.” Ricardo Reis

Uma vida com autenticidade é uma vida coerente. Uma vida onde existe uma só face e que em tudo procura ser integra.

esta semana

• Aprende a falar da Igreja como “nós” e não como “eles”.
• Aprende a ter uma só face independentemente do que te rodeia.
• Aprende a defender as causas de que te sentes parte e não a passar despercebido pelo meio das discussões que ouves.

para aprofundar…

Jer 1, 4-10; 1 Cor 4, 1-5; Sl 37(38), 2-11; Mt 26, 69-75

Oração da Quaresma (dia 29 de Março)

Expressões e sinais de Deus. Rezar com os sentidos. Encontrar na arte humana a inspiração divina.

No CUPAV ás 21.15h.
____________________________________________________________________________________

Semana de 29 de Março a 5 de Abril

Liberdade


“Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gal 5, 1)
Exercitamos a nossa “liberdade” a toda a hora. Decidir o que fazer, em que investir, escolher uma coisa ou outra. E parece que nos sentimos tanto mais livres quanto mais forem as oportunidades de escolha e menor o grau de compromisso.
No entanto, a verdadeira liberdade, a “liberdade de Deus”, não é a ausência de responsabilidade mas sim a coragem e sabedoria de optar pela Sua vontade. Ser livre é entregar-me todo àquilo em que acredito, sem me deixar condicionar por pressões exteriores, sem ter medos ou preconceitos que me impeçam de decidir pelo Bem.

esta semana

Olhar para as decisões que tomo e...

• Tentar perceber o que me condiciona. Que coisas do mundo exterior me influenciam e impedem de optar pela vontade de Deus? E do mundo interior? Que medos ou inseguranças me impedem de ser livre?

• Tomar consciência das pessoas, situações, objectivos que me dão espaço para ser livre. Como posso viver nessa “atitude de liberdade” em todas as áreas da minha vida?

para aprofundar…

Catecismo da Igreja Católica (pag. 386 e ss.)
“Não há soluções, há caminhos” (dia 14 de Fevereiro), Vasco Pinto de Magalhães, s.j
Texto do Concilio Vaticano II – Gaudium et Spes – nº17

Semana de 5 a 12 Abril

A Entrega


“Em tudo Amar e Servir.” (Santo Inácio de Loyola)
“Sinto-me universal. De facto, o nosso papel consiste em trabalhar para todos e faço por que o meu coração seja tão grande quanto possível e por compreender toda a gente”. (Pedro Arrupe)
É esta entrega, verdadeira e total, a tudo o que fazemos, que Deus nos pede.
Da mais pequena tarefa à elaboração de um grande projecto, da conversa mais banal à confissão mais importante, tudo pode ser acolhido e preparado com amor, tudo pode ser um pretexto para servir a Deus servindo os homens.

esta semana

• Nas situações/causas a que me dedico, como é a minha entrega? O que me impede de me comprometer totalmente?
• O instante presente é o encontro do tempo com a eternidade. Estou inteiro no meu presente? Ou ando preocupado com o futuro, preso ao meu passado?

para aprofundar…

O livro “Pedro Arrupe”. ;
Pe 1, 13-16

Semana Santa

Esta é a semana em que Deus Se compromete definitivamente com o Homem. A Paixão é o melhor momento para se conhecer o melhor de Deus (a confiança na liberdade do Homem) e o melhor do Homem (a fé na confiança de Deus). 9


Jesus é a referência desta semana. N´Ele está a total paixão pelo homem, n´Ele está o fascínio da liberdade e da verdade.

esta semana

• “Se não te lavar os pés nada terás a ver comigo” (Jo 13,8). Deixo que Jesus me lave os pés? Inventar um ritual que marque este momento.
• A confiança de Deus na liberdade humana conduz Jesus à morte. Reconhecer em cada personagem (Pedro, Pilatos, Judas, etc) que se cruza na paixão o mau uso da liberdade. Reconhecer em mim coisas/situações em que desprezo a liberdade e a confiança de Deus
• Jesus morre livremente para dar fruto. Como me relaciono com Jesus ressuscitado? Identificar as minhas dificuldades, incapacidades. Que esperança tenho que elas ressuscitem?

para aprofundar…

“relatos da paixão de Cristo” de Carlo Maria Martini (Editora São Paulo).
Jo 13,1-11; Lc 23, 44-56; Mt 28, 1-10; Mc 16,14

www.cupav.web.pt