sexta-feira, setembro 08, 2006

Emanuel, que quer dizer: Deus connosco.

Carta aos Romanos 8,28-30.

Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados, de acordo com o seu desígnio. Porque àqueles que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem uma imagem idêntica à do seu Filho, de tal modo que Ele é o primogénito de muitos irmãos. E àqueles que predestinou, também os chamou; e àqueles que chamou, também os justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou. Hino ao amor de Deus

Livro de Salmos 13,6.

Eu, porém, confiei na tua misericórdia; o meu coração alegra-se com a tua salvação. Cantarei ao SENHOR pelo bem que Ele me fez.


Evangelho segundo S. Mateus 1,1-16.18-23.

Genealogia de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão: Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos; Judá gerou, de Tamar, Peres e Zera; Peres gerou Hesron; Hesron gerou Rame; Rame gerou Aminadab; Aminadab gerou Nachon; Nachon gerou Salmon; Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei David. David, da mulher de Urias, gerou Salomão; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Uzias; Uzias gerou Jotam; Jotam gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias; Josias gerou Jeconias e seus irmãos, na época da deportação para Babilónia. Depois da deportação para Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azur; Azur gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleázar; Eleázar gerou Matan; Matan gerou Jacob. Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo. Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Beato Guerric d'Igny (c. 1080-1157), abade cisterciense
II Sermão para a Natividade de Maria


“Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo”

Celebramos hoje o nascimento da bem-aventurada Virgem Mãe, de quem nasceu Aquele que é a vida de todos. Hoje nasceu a Virgem de quem quis nascer a salvação de todos, a fim de dar àqueles que nascem para morrer o poder de renascerem para a vida. Hoje nasceu a nossa nova Mãe, que anulou a maldição de Eva, a nossa primeira mãe; assim, por Ela, herdamos agora a bênção, nós que, pela nossa primeira mãe, tínhamos nascido sob a maldição antiga. Sim, Ela é certamente uma nova Mãe, aquela que renovou em juventude filhos envelhecidos, aquela que curou o mal de um envelhecimento hereditário, bem como de todas as formas de envelhecimento que lhe tinham sido acrescentadas. Sim, Ela é certamente uma Mãe nova, que concebeu por um prodígio tão novo, permanecendo virgem, aquela que trouxe ao mundo Aquele que criou o mundo.

Maravilhosa novidade é esta virgindade fecunda! Mas bem mais maravilhosa é ainda a novidade do fruto que Ela trouxe ao mundo. Perguntas como foi que uma virgem deu à luz o Salvador? Como a flor da vinha difunde o seu perfume. Muito tempo antes do nascimento de Maria, o Espírito que viria habitar nela dizia em seu nome: “Como a vinha, produzi um doce odor” (Si 24, 17). Assim como a flor não se altera por ter dado o seu perfume, o mesmo acontece com a pureza de Maria por ter produzido o Salvador.

Também tu, se guardares a perfeição da castidade, não somente “a tua carne voltará a florir” (Sl 27, 2), como se derramará sobre todo o teu ser uma santidade proveniente de Deus. O teu olhar deixará de ser desregrado, de estar perdido, mas estará embelezado pelo pudor; toda a tua pessoa ficará ornamentada com as flores da graça da pureza.