terça-feira, setembro 05, 2006

Quando a vontade geme sob o peso da prova que o Tentador inflige e não quer o que ele lhe propõe, isso não só não é uma falta como é uma virtude.


As tentações não devem atemorizar-te; através delas, Deus quer experimentar e fortalecer a tua alma e dá-te, ao mesmo tempo, a força para as venceres. Até agora, a tua vida tem sido a de uma criança; doravante, o Senhor quer tratar-te como adulto. Ora as provas de um adulto são bem superiores às da criança e isso explica porque ficas tão perturbado no início. Mas a vida da tua alma depressa encontrará a sua calma: isso não tardará. Tem ainda um pouco de paciência e tudo correrá bem.
Abandona, pois, essas vãs apreensões. Lembra-te de que não é a sugestão do Maligno que faz a falta, mas antes o consentimento que deres a essas sugestões. Só uma vontade livre é capaz do bem e do mal. Mas, quando a vontade geme sob o peso da prova que o Tentador inflige e não quer o que ele lhe propõe, isso não só não é uma falta como é uma virtude.
Livra-te de cair na agitação, lutando contra as tentações, porque isso apenas lhes dará força. É preciso tratá-las com desprezo e não te ocupares com elas. Volta o teu pensamento para Jesus crucificado, para o seu corpo deposto nos teus braços e diz: "Eis a minha esperança, a fonte da minha alegria! Agarro-me a ti com todo o meu ser e não te largarei antes que me tenhas posto em lugar seguro".

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo [Padre] Pio de Pietrelcina (1887-1968), capuchinho
Carta 3, 626 e 570



"Sai desse homem!"


Evangelho segundo S. Lucas 4,31-37.

Desceu, depois, a Cafarnaúm, cidade da Galileia, e a todos ensinava ao sábado. E estavam maravilhados com o seu ensino, porque falava com autoridade. Encontrava-se na sinagoga um homem que tinha um espírito demoníaco, o qual se pôs a bradar em alta voz: «Ah! Que tens que ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos arruinar? Sei quem Tu és: o Santo de Deus!» Jesus ordenou-lhe: «Cala-te e sai desse homem!» O demónio, arremessando o homem para o meio da assistência, saiu dele sem lhe fazer mal algum. Dominados pelo espanto, diziam uns aos outros: «Que palavra é esta? Ordena com autoridade e poder aos espíritos malignos, e eles saem!» A sua fama espalhou-se por todos os lugares daquela região.


1ª Carta aos Coríntios 2,10-16.

A nós, porém, Deus o revelou por meio do Espírito. Pois o Espírito tudo penetra, até as profundidades de Deus. Quem, de entre os homens, conhece o que há no homem, senão o espírito do homem que nele habita? Assim também, as coisas que são de Deus, ninguém as conhece, a não ser o Espírito de Deus. Quanto a nós, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para podermos conhecer os dons da graça de Deus. E deles não falamos com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito inspira, falando de realidades espirituais em termos espirituais. O homem terreno não aceita o que vem do Espírito de Deus, pois é uma loucura para ele. Não o pode compreender, pois só de modo espiritual pode ser avaliado. Pelo contrário, o homem espiritual julga todas as coisas e a ele ninguém o pode julgar. Pois quem conheceu o pensamento do Senhor, para poder instruí-lo? Mas nós temos o pensamento de Cristo.


Música do dia:
Espírito

Eu quero amar, eu quero ser
Aquilo que Deus quer
Sozinho eu não posso mais
Sozinho eu não posso mais viver

Eu quero viver eu quero fazer
Aquilo que Deus quer
Sozinho eu não posso mais
Sozinho eu não posso mais viver

Vem Espírito, Vem Espírito
Sozinho eu não posso mais
Sozinho eu não posso mais viver