terça-feira, outubro 17, 2006

Em Cristo vale a fé que actua pelo amor!

Carta aos Gálatas 5,1-6.

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes, e não vos sujeiteis outra vez ao jugo da escravidão. Reparai, sou eu, Paulo, que vo-lo digo: se vos circuncidardes, Cristo de nada vos servirá. Uma vez mais o atesto a todo o homem que se circuncida: fica obrigado a cumprir toda a Lei. Tornastes-vos uns estranhos para Cristo, vós os que pretendeis ser justificados pela Lei; abandonastes a graça. Porque nós, é em virtude da fé, pelo Espírito, que aguardamos a justiça que esperamos. Pois, em Cristo, nem a circuncisão vale alguma coisa, nem a incircuncisão, mas sim a fé que actua pelo amor.

Livro de Salmos 119,41.43.44.45.47.48.

Desça sobre mim, SENHOR, a tua bondade; salva-me, segundo a tua promessa!
Não me tires da boca a palavra da verdade, porque pus a minha esperança nas tuas sentenças.
Assim, cumprirei continuamente a tua lei, para todo o sempre.
Andarei seguro no meu caminho, porque busquei as tuas instruções.
Deleito-me nos teus mandamentos, que muito amo.
Levanto as mãos para os teus mandamentos e meditarei nas tuas leis. Zain


Evangelho segundo S. Lucas 11,37-41.

Mal Jesus tinha acabado de falar, um fariseu convidou-o para almoçar na sua casa; Ele entrou e pôs-se à mesa. O fariseu admirou-se de que Ele não se tivesse lavado antes da refeição. O Senhor disse-lhe: «Vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e de maldade. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que possuís, e para vós tudo ficará limpo.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Clemente de Roma, papa de 90 a 100
Epístola aos Coríntios, 14-16




Purificar o interior do nosso coração


É justo e santo, irmãos, obedecer a Deus mais do que seguir os agitadores orgulhosos... Liguemo-nos àqueles que piedosamente praticam a paz e não aos que fingem querer a paz. Com efeito, em alguma parte está escrito: "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim" (Is 29,13; Mc 7,6). E também: "Bendizem com a boca mas amaldiçoam com o coração" (Sl 61,5). E ainda: "Amaram-no com a boca e mentiram-lhe com a língua; o seu coração não foi recto para com Ele e não permaneceram fiéis à sua aliança" (Sl 77,36)...
Na verdade, Cristo pertence aos que são humildes de coração, não aos que se elevam acima do seu rebanho. O ceptro da majestade de Deus (cf. He 1,8), o Senhor Jesus Cristo, não veio acompanhado de soberba nem de orgulho - e, contudo, poderia tê-lo feito - mas com humildade de coração, tal como o Espírito Santo tinha dito dele: "Quem acreditou na nossa palavra? A quem foi revelada a direita do Senhor? Anunciámo-lo como uma criança, como uma raiz numa terra árida. Não tinha beleza nem brilho; vimo-lo... mas o seu aspecto era desprezível" (Is 53,1-3)... Vedes, meus bem-amados, qual é o modelo que vos foi dado? Se o Senhor se humilhou assim, que devemos nós fazer, nós a quem Ele permite que caminhemos sob o jugo da sua graça?