sexta-feira, dezembro 07, 2007

Mensagem do EAQ e Leituras do dia

Queridos leitores do Evangelho Quotidiano

“O Verbo fez-se carne e habitou entre nós” – vamos ouvir de novo esta frase ressoar aos nossos ouvidos quando chegar o dia de Natal 2007. Sem esta frase, o nosso trabalho de vos enviar o Evangelho todos os dias seria um mero exercício de uso do correio electrónico… Poderíamos mesmo perguntar-nos se teríamos o direito de vos enviar “textos bonitos”, de vos encher a caixa de correio, fossem eles os textos mais estimulantes, consoladores, suculentos do mundo inteiro.
Mas não: o Verbo fez-se carne. E o que vos enviamos é o próprio Filho de Deus feito Palavra, entregue por nós para nossa salvação. O “Menino que nos nasceu”, o “Filho que nos foi dado” é o próprio Deus, o Emanuel que quer estar connosco. E esta é a Boa Nova, este o verdadeiro Evangelho.
Começou há dias o Advento, o tempo que a Igreja nos dá para prepararmos a Festa, na alegria, na confiança. São quatro semanas. Podiam ser quatro dias, ou quatro anos. Cada um sabe o tempo de que necessita para abrir o coração e nele acolher o Menino. A Maria, que encarnou uma espera de milhares de anos, bastaram uns minutos para dizer “sim”. E nós? Somos capazes de o dizer?
E, depois de acolhermos Jesus, que fazemos com Ele? Guardamo-lo dentro de nós ou partilhamo-lo, anunciamo-lo, desafiamos os nossos amigos a aderirem à aventura de O seguirem? (Uma ideia é oferecermos uma assinatura de EAQ aos nossos amigos…)
Neste tempo que vivemos, peçamos a Maria, na solenidade da Imaculada Conceição, que nos ensine a dizer “sim”. Que ela nos mostre também o caminho para levarmos Jesus aos irmãos, tal como ela O levou a Isabel.

Com muita amizade e votos antecipados de Santo e Feliz Natal 2007

A equipa portuguesa do Evangelho Quotidiano
Alberto, Berta, Fernanda, José, Maria José, Paula

Hoje a Igreja celebra : Santo Ambrósio, bispo, Doutor da Igreja, +397

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Hildebrando : "Tem piedade de nós, Filho de David"


Livro de Isaías 29,17-24.

Dentro de muito pouco tempo, o Líbano converter-se-á em pomar, e o pomar será como uma floresta. Nesse dia, os surdos ouvirão as palavras do livro, e, livres da obscuridade e das trevas, os olhos dos cegos verão. Os oprimidos voltarão a alegrar-se no SENHOR, e os pobres exultarão no Santo de Israel. Foi eliminado o tirano e desapareceu o cínico, e todos os que buscam a iniquidade serão exterminados: os que acusam de crime os inocentes, os que procuram enganar o juiz, os que por uma coisa de nada condenam os outros. Por isso, o SENHOR fala aos descendentes de Jacob Ele que resgatou Abraão: «Daqui em diante, Jacob não será mais envergonhado, o seu rosto não mais ficará corado. Quando os seus filhos virem o que Eu fiz por eles, bendirão o meu nome, bendirão o Santo de Jacob e temerão o Deus de Israel. Os espíritos desencaminhados compreenderão, e os que protestavam, aprenderão a lição.»


Livro de Salmos 27,1.4.13-14.

SENHOR é minha luz e salvação: de quem terei medo? O SENHOR é o baluarte da minha vida: quem me assustará?
Uma só coisa peço ao SENHOR e ardentemente a desejo: é habitar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para saborear o seu encanto e ficar em vigília no seu templo.
Creio, firmemente, vir a contemplar a bondade do SENHOR, na terra dos vivos.
Confia no SENHOR! Sê forte e corajoso, e confia no SENHOR!


Evangelho segundo S. Mateus 9,27-31.

Ao sair dali, seguiram-no dois cegos, gritando: «Filho de David, tem misericórdia de nós!» Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se dele, e Jesus disse-lhes: «Credes que tenho poder para fazer isso?» Responderam-lhe: «Cremos, Senhor!» Então, tocou-lhes nos olhos, dizendo: «Seja-vos feito segundo a vossa fé.» E os olhos abriram-se-lhes. Jesus advertiu-os em tom severo: «Vede lá, que ninguém o saiba.» Mas eles, saindo, divulgaram a sua fama por toda aquela terra.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Hildebrando (séc. XIII), monge cisterciense
Opúsculo sobre a contemplação

"Tem piedade de nós, Filho de David"


Jesus bendito, minha esperança, meu desejo, meu amor, tenho uma coisa para te dizer, uma coisa a teu respeito, um assunto cheio de dor e de miséria. Tu que és o Verbo, unigénito do Pai que não foi gerado, tornado carne por mim, Palavra saída do coração do Pai, Palavra que Deus proferiu uma só vez (cf. He 9,26), Palavra pela qual «nos últimos dias» (He 1,2) o teu Pai celeste me falou, digna-te escutar, Tu, ó Palavra de Deus, a palavra que desejos abundantes fazem sair do meu coração. Escuta e vê: a minha alma fica triste e toda perturbada quando me dizem cada dia: «Onde está o teu Deus?» (Sl 41,4). Não tenho nada a responder, receio que não estejas aí, não sinto a tua presença.

O meu coração arde, desejo ver o meu Senhor. Onde estão, na verdade, a minha paciência e a minha constância? És Tu o Senhor meu Deus e, eu, o que vou fazer? Procuro-te e não te encontro; desejo-te e não te vejo; corro atrás de ti e não te agarro. Qual é a minha força, para que possa aguentar? Até onde posso resistir? Há alguma coisa mais triste do que a minha alma? Algo mais miserável? Algo mais provado? Acreditas, meu amor, que a minha tristeza se mudará em alegria quando te vir (Jo 16,20)?... «Fala, Senhor, que o teu servo escuta» (1 Sm 3,9). Que eu possa escutar o que Tu dizes em mim, Senhor meu Deus. Diz à minha alma: «Sou a tua salvação!» (Sl 84,9; 34,3) Diz mais, Senhor, e fala de forma a que eu te ouça: «Meu filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu» (Lc 15,31). Ah! Verbo de Deus Pai! é isso que eu queria ouvir.