segunda-feira, dezembro 12, 2005

Evangelho do Dia

Livro de Salmos 25,4-9.

Mostra-me, SENHOR, os teus caminhos e ensina-me as tuas veredas. Dirige-me na tua verdade e ensina-me, porque Tu és o Deus meu salvador. Em ti confio sempre. Lembra-te, SENHOR, da tua compaixão e do teu amor, pois eles existem desde sempre. Não recordes os meus pecados de juventude e os meus delitos. Lembra-te de mim, SENHOR, pelo teu amor e pela tua bondade. SENHOR é bom e justo; por isso ensina o caminho aos pecadores, guia os humildes na justiça e dá-lhes a conhecer o seu caminho.

Evangelho segundo S. Mateus 21,23-27.

Em seguida, entrou no templo. Quando estava a ensinar, foram ter com Ele os sumos sacerdotes e os anciãos do povo e disseram-lhe: «Com que autoridade fazes isto? E quem te deu tal poder?» Jesus respondeu-lhes: «Também Eu vou fazer vos uma pergunta. Se me responderdes, digo-vos com que autoridade faço isto. De onde provinha o baptismo de João: do Céu ou dos homens?» Mas eles começaram a pensar entre si: «Se respondermos: 'Do Céu’, vai dizer-nos: 'Porque não lhe destes crédito?’ E, se respondermos: 'Dos homens’, ficamos com receio da multidão, pois todos têm João por um profeta.» E responderam a Jesus: «Não sabemos.» Disse-lhes Ele, por seu turno: «Também Eu vos não digo com que autoridade faço isto.»

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
S. Cirilo de Jerusalém (313-350), bispo de Jerusalém e doutor da Igreja Catequese baptismal 12


«Porquê, então, não crestes na Sua palavra?»
Os profetas foram enviados com Moisés para curar o seu povo. Mas eles actuavam penosamente, não chegando a dominar o mal, como um deles disse: «Para minha infelicidade, os homens fiéis desapareceram da terra» (Mq 7,2)...Quão grande era a chaga da humanidade; dos pés à cabeça, nem um espaço são, nem um lugar para pôr ligadura, nem óleo, nem penso (Is 1,6). Os profetas, esgotadas pelas lágrimas, diziam: «Quem trará de Sião o remédio salvador?» (Sl 13,7)... E um outro profeta suplica nestes termos: «Senhor, baixa dos céus e desce (Sl 143,5). As feridas da humanidade ultrapassam os nossos remédios. Eles levaram os profetas à morte e arruinaram os teus altares (1R 19, 10). A nossa miséria não pode ser salva por nós; É de Ti que precisamos para nos levantarmos.O Senhor escutou a prece dos profetas. O Pai não desprezou a nossa raça magoada; Ele enviou do céu o Seu próprio Filho como médico .«Vai chegar o Senhor que buscais e vai vir em breve», diz um profeta. Onde? «No Seu Templo» (Ml 3,1), lá onde apedrejastes o seu profeta (2Cr 24,21)... O próprio Deus disse ainda: «Eis que chego e habitarei no meio de ti, e numerosos povos se refugiarão perto do Senhor» (Sl 17,10)... Agora venho congregar todos os povos de todas as línguas, pois «Ele chegou a sua casa e os seus não o receberam» (Jo 1,11).Tu vens. E o que dás Tu às nações? «Venho congregar todos os povos e vou pôr um sinal no meio deles» (Is 66,19). Com efeito, na sequência do meu combate sobre a cruz, concedo que cada um dos meus soldados traga na fronte o selo real (Ap 7,4). Um outro profeta disse: «Ele inclinou os céus e desceu, com uma nuvem sob os pés» (Sl 17,10). Mas a Sua descida dos céus permaneceu desconhecida para os homens.
O Evangelho de hoje não é de fácil compreensão.
O comentário ao Evangelho de hoje, não só não ajuda como é também ele complicado.
Se alguém quiser dar a sua interpretação, deixe o seu comentário.