quinta-feira, março 09, 2006

Palavra do Dia - Pedi e ser-vos-á dado

Livro de Ester 14,1.3-5.12-14.

Por sua parte, a rainha Ester, tomada de uma angústia mortal, recorreu ao Senhor. Dirigiu esta prece ao Senhor, Deus de Israel: Meu Senhor, nosso único rei, assisti-me no meu desamparo, porque não tenho outro socorro senão vós, e o perigo que me ameaça eu o toco já com as mãos. Ouvi desde criança, no seio da minha família, que vós, Senhor, tendes escolhido Israel entre todas as nações, e nossos pais, entre todos os seus antepassados, para deles fazer vossa herança perpétua e que tendes executado todas as vossas promessas. Lembrai-vos de nós, Senhor! Manifestai-vos no dia da tribulação! Dai-nos coragem, Senhor, rei dos deuses e dominador de todo principado! Colocai em seus lábios palavras prudentes na presença do leão e fazei passar seu coração para o ódio daquele que nos é hostil, a fim de que ele pereça, ele e todos os seus parceiros. E a nós, que a vossa mão nos livre! Assisti-me no meu abandono, a mim que não tenho senão a vós, Senhor. Conheceis tudo:

Livro de Salmos 138,1-3.7-8.

Dou-te graças, SENHOR, de todo o coração, na presença dos poderosos te hei-de louvar.
Inclino-me voltado para o teu santo templo e louvarei o teu nome, pela tua bondade e pela tua fidelidade, porque foste mais além das tuas promessas.
Quando te invoquei, atendeste-me e aumentaste as forças da minha alma.
Quando estou em angústia, conservas-me a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua mão direita me salva.
SENHOR tudo fará por mim! Ó SENHOR, o teu amor é eterno! Não abandones a obra das tuas mãos!



Evangelho segundo S. Mateus 7,7-12.

«Pedi, e ser-vos-á dado; procurai, e encontrareis; batei, e hão-de abrir-vos. Pois, quem pede, recebe; e quem procura, encontra; e ao que bate, hão-de abrir. Qual de vós, se o seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Ora bem, se vós, sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está no Céu dará coisas boas àqueles que lhas pedirem.» «Portanto, o que quiserdes que vos façam os homens, fazei-o também a eles, porque isto é a Lei e os Profetas.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Homilia anónima do século IV
Atribuida erradamente a S. João Crisóstomo



"Pedi e recebereis; batei e abrir-vos-ão a porta"


"Presta atenção às minhas palavras, Senhor!" (Sl 5,2). Tu vieste não só por piedade para com o teu povo Israel, mas para salvar todas as nações..., não só para restaurar uma parte da terra, mas para renovar o mundo inteiro. Por isso, "presta atenção às minhas palavras, Senhor!"... Não rejeites a minha súplica como indigna; não recuses a minha oração. Eu não peço ouro nem riquezas... É desejando o amor e o respeito por ti que clamo sem cessar: "Presta atenção às minhas palavras, Senhor!"
Israel gozou dos teus bens; também eu farei a experiência dos teus benefícios. Conduziste-o para fora do Egipto; retira-me a mim do erro. Resgataste-o do Faraó; liberta-me do autor do mal. Conduziste-o através do Mar Vermelho; conduz-me através da água do baptismo. Guiaste-o com a coluna de fogo; ilumina-me com o teu Espírito Santo. Israel comeu o pão dos anjos no deserto; dá-me o teu Corpo santíssimo. Ele bebeu a água do rochedo; sacia-me com o Sangue do teu lado. Israel recebeu as tábuas da Lei; grava o teu Evangelho no meu coração...
"Presta atenção às minhas palavras, Senhor! Atende o meu grito!" Graças a esse grito, Moisés tornou a criação aliada do teu povo [no Mar Vermelho]; graças a esse clamor, Josué travou o curso do sol (Jos 10,12); graças a esse grito, Elias tornou estéreis as núvens do céu (1R 17,1); foi graças a esse lamento que Ana deu à luz um filho, contra toda a esperança (1Sm 1,10s). "Senhor, atende o meu grito!"
Eu proclamo o poder absoluto do Pai e a mediação do Filho, o seu envio ao mundo e a sua obediência. O Pai preside desde toda a eternidade e tu "inclinaste os céus e desceste" (Sl 28,10; 17,10)... No Jordão, recebeste o seu testemunho. Chamando Lázaro para fora do túmulo, deste graças a teu Pai...; multiplicando os pães no deserto, ergueste os olhos para o céu e proferiste a bênção. Quando foste suspenso da cruz, foi Ele quem recebeu o teu espírito; quando foste depositado no túmulo, foi Ele quem te ressuscitou ao terceiro dia. Tudo isso eu clamo na minha oração; é isso que proclamo ao longo dos meus dias.