sexta-feira, abril 14, 2006

VIGÍLIA 2006

Isto foi o que meditámos na vigilia de oração na noite de 5ª feita Santa 2006

Vim aqui (música) músicas no final do post

“O que dizer perante um mistério de Amor tão grande como o de hoje? Se calhar conseguimos olhar para as imagens, ler as descrições daquilo que se passou mas não conseguimos ver... É difícil compreender o sofrimento daquele dia... Jesus morreu por nós. Morreu por cada um de nós... Sofreu por nós. Sofreu por cada um de nós... Sofreu por mim. Sofre por mim... Ainda não conseguimos ver isto... Façamos silêncio... A pensar... A rezar... Nossa Senhora estava lá com Jesus... Aos pés da cruz... Ela viu o que se passou... Vamos pedir a Nossa Senhora que olhe para nós... Que nos ajude a perceber o mistério da Páscoa e que nos ajude a rezar com Jesus na noite em que deu tudo por nós...”

-----------------------------------------------------

Sinal da cruz (Música)

“Jesus na cruz é um sinal. Jesus na cruz deveria mudar as nossas vidas. Morre por nós para nos salvar... Quando conseguirmos compreender a Grandeza do Seu Amor damos uma orientação totalmente nova às nossas vidas... A cruz passa a ser o guia da nossa vida. Passamos a querer viver como Ele vive. Passamos a querer viver com Ele. A querer sofrer com Ele. Dar a vida com Ele. O Seu sacrifício de hoje transforma-se na nossa oração para sempre. Sempre que rezamos queremos agora centrar-nos na Sua vida, na entrega da Sua vida. Queremos suportar com Ele a paixão. Ajudar a que se torne todos os dias um bocadinho mais leve porque nós junto a Ele conseguimos ajudar a suportar o seu sofrimento. E aí, quando ressuscitar, ressuscita já nas nossas vidas. Na vida de cada um de nós. Na minha vida. Quer ressuscitar dentro de mim e salvar todos os homens através de mim. É aí que a minha vida se torna verdadeiramente um hino de louvor.”

--------------------------------------------

Ninguém te ama como eu (música)

“Porque é tão difícil acreditar que é verdade? Acreditar que ninguém nos ama mais que Deus? Na primeira dificuldade caímos, duvidamos. Não conseguimos olhar para a cruz e ver, sentir, este AMOR enorme, maior que tudo... é difícil perceber que era mesmo preciso a CRUZ, que sem ela não chegamos lá. Não é fácil, nas nossas tristezas, nas nossas dificuldades ver que tudo é por Amor. Que Deus está sempre ao nosso lado, mesmo quando queremos perceber, perguntar porquê e não encontramos as respostas... Mas esta é a verdade. Ninguém nos ama como Ele... Talvez ninguém nunca dê a vida por mim como Ele deu só porque me Ama, assim como eu sou.

------------------------------------------------------

Só por Ti Jesus (Música)

“Depois de tudo isto, de todos os sinais que nos são dados na nossa vida, dos testemunhos que fomos tendo, das pessoas que conhecemos e que largaram tudo para nos “ensinar” a anunciar Jesus... também nós queremos consumir-nos só por ti... mesmo que seja só esta noite queremos gastar o nosso tempo aqui a rezar, a pensar, a agradecer tudo o que fizeste por nós. A vida que deste por nós... “

------------------------------------------------------

Recado (Música)“
Aqui estamos... entregamos tudo, agradeço tudo. Entregamos tudo para que possas transformar. Entregamos as nossas coisas. As grandes, as pequeninas, as que eu acho que não têm nenhuma importância. Entrego tudo para que possas transformar. Agradecemos o Amor, este amor que sinto quando estou aqui, agradecemos esta calma que temos e que sentimos nesta noite.”

------------------------------------------------------

Grão de trigo (Música)

“"Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto." - (Jo 12,24). Não há ressurreição sem morte.Aqui Jesus fala de si mesmo e explica o significado da sua existência.Faltam poucos dias para a sua morte. Será dolorosa, humilhante. Porquê morrer, Ele que disse “Eu sou a Vida”? Porquê sofrer, Ele que é inocente? Porquê ser caluniado, esbofeteado, escarnecido, pregado numa cruz? E sobretudo porquê Ele, que viveu na união constante com Deus, haveria de sentir-se abandonado pelo seu Pai? Também Ele sente medo da morte. No entanto, ela terá um sentido: a ressurreição."Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto."Aquele grão de trigo é Ele. Neste tempo de Páscoa Ele apresenta-se a nós do alto da cruz – no seu martírio e na sua glória – como sinal de amor extremo. Ali Ele deu tudo: aos soldados, o perdão; ao ladrão, o Paraíso; a nós, sua mãe e o próprio corpo e sangue. Deu a sua vida até o ponto de gritar: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”."Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto."Esta Palavra dá sentido também à nossa vida, ao nosso sofrimento, à nossa morte, quando ela chegar.O que fez Ele para “produzir muito fruto”?Fez-se homem. Assumiu sobre si os nossos sofrimentos. Connosco, Ele fez se cansaço, fraco, contraste… Experimentou a traição, a solidão, a angustia… Numa palavra: Ele “se fez um” connosco, carregando tudo aquilo que para nós era um peso.Assim devemos fazer também nós. Podemos mostrar a nossa imensa gratidão pelo seu amor: viver como Ele viveu. Olhar para quem está ao nosso lado, para quem está triste, angustiado, sozinho... fazer-lhe companhia, dar esperança...”

--------------------------------------------

Ouve Senhor (música)

“O mistério da Páscoa… O mistério da Fé… O mistério do Amor infinito… não percebemos… muitas vezes não acreditamos… e com essas dúvidas tornamos a Páscoa mais pequenina…
Um amor tão grande… um sofrimento tão grande… uma oferta tão grande… tudo por nós. E nós insistimos em racionalizar, em duvidar…
Jesus dá-se hoje por nós. Ele que é Deus, fez-se pequeno ao ponto de poder ser morto por nós… e sabendo que vai sofrer até ao fim, aceita o sofrimento para nos salvar… Uma entrega de uma grandeza infinita… Grande demais para tentarmos entender com a nossa cabeça pequenina ou com o nosso coração pequenino… Grande demais para toda a nossa sabedoria, todos os nossos raciocínios…
Mas esta Verdade que nos foi dada gratuitamente tem de ser vivida, agradecida, rezada… só conseguimos fazer isso de forma a dar glória a Deus se nos quisermos fazer pequeninos, pobres, simples… como crianças… se quisermos confiar n’Ele…”

--------------------------------------------

Avé Maria, Estrela da manhã (música)

“Mãe, que acompanhas o teu filho nas horas mais difíceis… que, como nós, não percebias o porquê de tanto sofrimento… fica connosco. Ajuda-nos a começar de novo depois desta Páscoa… A começar o novo dia perto de Ti e do Teu Filho. Afinal, foi para nos conduzir à Vida que o teu Filho se entregou na cruz…”


Vim aqui

Vim aqui ó Virgem Mãe, Sem saber o que dizer
Eu olhava a Tua imagem, Não a conseguia ver

Sentei-me e assim fiquei, Em silêncio a pensar
Senti descer ó Mãe, Sobre mim o Teu olhar
Foi então que comecei, Com alegria a rezar


Sinal da cruz

Que este vinho e este pão, Senhor
Que nos dás nesta hora, de fé
Seja um hino de esperança,
de união e de amor

Seja a nossa oração, meu Deus
A lembrança de Ti, na cruz
Seja nossa a paixão que sofreste Jesus

R:Seja a cruz como um sinal
Seja o guia seja a nossa voz
Seja Jesus Cristo o Redentor
Na vida de todos nós

Seja a cruz como um sinal
Que nos dá o Teu perdão
Livrai-nos Senhor da tentação
Livrai-nos de todo o mal

Que este vinho e este pão, Senhor
Que nos dás nesta hora, de fé
Sejam sempre oração, sejam hino
De louvor

Ninguém te ama como eu

Quanto esperei este momento
Quanto esperei que viesses a mim
Quanto esperei que me falasses
Quanto esperei que estivesses aqui

Sei bem o que tens vivido
Sei bem porque tens chorado
Sei bem o que tens sofrido
Sempre estive a teu lado

Ninguém te ama como eu (bis)
Olha para a cruz, é a minha maior prova
Ninguém te ama como eu
Ninguém te ama como eu (bis)
Foi por ti, só por ti, porque te amo
Ninguém te ama como eu

Só por Ti Jesus

Só por Ti Jesus, quero-me consumir
Como vela que queima no Altar
Consumir de amor

Só por Ti Jesus, quero-me derramar
Como rio se entrega ao mar
Derramar de amor

Recado

Aqui me Tens ajoelhado
Senhora aceita o meu recado
Que hoje deixo ao Filho Teu
Senhora leva tudo o que é meu (bis)

São alegrias e são tristezas
São os meus dias, toda a beleza
Que sempre encontro no meu viver
Senhora venho agradecer (bis)

Amor que sinto no Teu olhar
Calma que encontro em Teu escutar
Senhora aceita o meu recado
Senhora leva tudo o que é meu
Assim me encontro ajoelhado
Assim me dou ao Filho Teu.

Grão de trigo

R: Se o grão de trigo não morrer na terra
É impossível que nasça fruto
Aquele que dá a sua vida aos outros
Terá sempre o Senhor

Felizes seremos nós na pobreza
Se em nossas mãos houver
o amor de Deus
Se nos abrirmos à esperança
Se trabalharmos por fazer o bem
Felizes seremos nós na humildade
Se como crianças soubermos viver
A terra será a nossa herança
A nossa herança

Felizes seremos se partilharmos
Se o nosso tempo for para os irmãos
Para quem vive em grande tristeza
E para quem caminha na solidão
Felizes seremos se dermos amor
E houver sinceridade em nossas mãos
Poderemos olhar e ver a Deus
e ver a Deus

Ouve Senhor

Ouve Senhor,
eu já não sou uma criança
Ouve Senhor,
não tenho mais a inocência de então
Não é tão fácil para mim,
acreditar em tudo ser simples assim
A minha fé Senhor,
às vezes cai e o tempo passa,
sem a levantar
Que posso eu fazer, para Te agradar

Dias que não voltam nunca mais,
mas ainda é tempo de mudar, Ser como criança,
nunca duvidar de Ti Senhor Do Teu amor
Que posso eu fazer Diz Senhor

Ouve Senhor,
eu não entendo a maldade
Ouve Senhor,
há tanta falta de verdade e porquê
Já não bastou a cruz um dia
e toda a Tua agonia, para quê
Eu sei não foi em vão,
mas há momentos em que tudo
nos faz perguntar
Porquê a dor Senhor,
quando se pode amar

Mas um dia a vida vai mudar,
nisso não deixei de acreditar
Ser como criança,
cheia de esperança no olhar
Sem duvidar, Senhor quero assim, Confiar

Avé Maria, Estrela da manhã

Avé Maria, estrela da manhã
Tu que velaste esta noite por nós
Roga por nós, que começamos este dia
Roga por nós e por toda a nossa vida
Avé Maria

Ó Mãe bendita, dá-nos o Teu Filho
Que Tu trouxes-Te no Teu seio por nós
Nasceu por nós, p’ra nos libertar da morte
Morto por nós p’ra nos conduzir à vida
Avé Maria

Cheia de graça luz no caminho
Onde há a vida preparada p’ra nós
Pede por nós misericórdia ao Senhor
Pede por nós que nos dê a Sua paz, Ámen
Avé Maria