segunda-feira, julho 03, 2006

Felizes os que crêem sem terem visto

Evangelho segundo S. João 20,24-29.

Tomé, um dos Doze, a quem chamavam o Gémeo, não estava com eles quando Jesus veio. Diziam-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor!» Mas ele respondeu-lhes: «Se eu não vir o sinal dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo nesse sinal dos pregos e a minha mão no seu peito, não acredito.» Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez dentro de casa e Tomé com eles. Estando as portas fechadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: «A paz seja convosco!» Depois, disse a Tomé: «Olha as minhas mãos: chega cá o teu dedo! Estende a tua mão e põe-na no meu peito. E não sejas incrédulo, mas fiel.» Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!» Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto».

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Basílio da Selêucida [?-c. 468], bispo
Sermão sobre a Ressurreição, 1-4




Acredita e sê meu apóstolo


“Mete o dedo no lugar dos cravos.” Procuraste-Me quando Eu aqui não estava, aproveita agora que estou. Conheço o teu desejo, apesar do teu silêncio. Sei o que pensas antes de mo dizeres. Ouvi-te falar e, embora invisível, estava junto de ti, junto das tuas dúvidas; sem Me deixar ver, fiz-te esperar, para melhor observar a tua impaciência. “Mete o dedo no lugar dos cravos. Mete a mão no Meu lado, e não sejas incrédulo, mas crente.”

Então, Tomé toca-O e a sua atitude de desafio verga-se por completo; cheio de uma fé sincera e de todo o amor que se deve a Deus, exclama: “Meu Senhor e meu Deus!” E o Senhor diz-lhe: “Porque Me viste, acreditaste. Bem-aventurados os que, sem terem visto, acreditaram!” Tomé comunica a notícia da ressurreição a quantos não viram. Anima a terra inteira a acreditar, não nos seus olhos, mas nas suas palavras. Percorre povos e cidades longínquas. Ensina-os a levar a cruz às costas, em vez das armas. Continuamente anuncia: eles acreditarão e adorar-Me-ão. Não exigirão outras provas. Diz-lhes que foram chamados pela graça, e contempla a sua fé: Bem-aventurados, na verdade, os que, sem terem visto, acreditaram!

Tal é o exército que o Senhor congrega; tais os filhos da pia baptismal, as obras da graça, a colheita do Espírito. Eles seguiram Cristo sem O terem visto, procuraram e acreditaram. Reconheceram com os olhos da fé, que não os do corpo. Não meteram os dedos no lugar dos cravos, mas deixaram-se pregar à própria cruz, abraçando o sofrimento. Não viram o lado do Senhor mas tornaram-se, pela graça, membros do seu corpo, tornando suas as palavras de Cristo: “Bem-aventurados os que, sem terem visto, acreditaram!”

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

proficient requires pnwhealth synergy criterions omnipresent sufdarjung discriminate fyksaa theft vivas
semelokertes marchimundui

12/22/2009 4:36 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home