segunda-feira, setembro 11, 2006

O que é preferível, ao sábado: fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou perdê-la?

Pelos "doutores da lei e fariseus" de todo o mundo, de todas as religiões, que seguem à risca o que aprenderam sem nunca pararem para se perguntar:

O que é preferível: fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou perdê-la?

1ª Carta aos Coríntios 5,1-8.

Ouve-se dizer por toda a parte que existe entre vós um caso de imoralidade, e uma imoralidade como não se encontra nem mesmo entre os pagãos: um de vós vive com a mulher de seu pai. E continuais cheios de orgulho, em vez de andardes de luto, a fim de que seja retirado do meio de vós o autor de tal acção. Quanto a mim, ausente de corpo mas presente em espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que assim procedeu: em nome do Senhor Jesus e com o seu poder, por ocasião de uma assembleia onde eu estarei presente em espírito, que tal homem seja entregue a Satanás para mortificação da sua carne, a fim de que o seu espírito seja salvo no Dia do Senhor. Não é digno o vosso motivo de orgulho! Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Purificai-vos do velho fermento, para serdes uma nova massa, já que sois pães ázimos. Pois Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da pureza e da verdade.

Livro de Salmos 5,5-7.12.

Tu não és um Deus que se agrade do mal; os maus não podem viver a teu lado.
Os arrogantes não poderão subsistir na tua presença, pois detestas os que praticam a iniquidade.
Exterminas os mentirosos. O homem sanguinário e fraudulento é detestado pelo SENHOR.
Mas alegrem-se e rejubilem para sempre todos os que em ti confiam. Tu proteges e alegras os que amam o teu nome.


Evangelho segundo S. Lucas 6,6-11.

Num outro sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Encontrava-se ali um homem cuja mão direita estava paralisada. Os doutores da Lei e os fariseus observavam-no, a ver se iria curá-lo ao sábado, para terem um motivo de acusação contra Ele. Conhecendo os seus pensamentos, Jesus disse ao homem da mão paralisada: «Levanta-te e põe-te de pé, aí no meio.» Ele levantou-se e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: «Vou fazer-vos uma pergunta: O que é preferível, ao sábado: fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou perdê-la?» Então, olhando-os a todos em volta, disse ao homem: «Estende a tua mão.» Ele estendeu-a, e a mão ficou sã. Os outros encheram-se de furor e falavam entre si do que poderiam fazer contra Jesus.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São César de Arles (470-543), monge e bispo
Sermões ao povo nº 57, 4



«Os escribas e os fariseus espiavam-no, a fim de encontrarem motivo para O acusar»


O Senhor dirá àqueles que desprezaram a Sua misericórdia: “Homem, fui Eu que, com as Minhas mãos, te formei do pó da terra, fui Eu que insuflei o espírito no teu corpo de terra, fui Eu que Me dignei atribuir-te a Nossa imagem e a Nossa semelhança, fui Eu que te coloquei no meio das delícias do paraíso. Mas tu, desprezando os mandamentos da vida, preferiste seguir o sedutor a seguir o Senhor.

“Consequentemente, quando foste expulso do paraíso e ficaste preso nas cadeias da morte pelo pecado, enternecido de misericórdia, Eu entrei num seio virginal para vir ao mundo, sem prejuízo para essa virgindade. Fui estendido numa manjedoura, envolvido em panos; suportei os dissabores da infância e os sofrimentos humanos, pelos quais Me fiz semelhante a ti, com o único objectivo de te tornar semelhante a Mim. Suportei as bofetadas e os escarros daqueles que se riam de Mim, bebi vinagre com fel. Flagelado com varas, coroado de espinhos, pregado à cruz, trespassado pela lança, entreguei a alma aos tormentos para te arrancar à morte. Vê a marca dos cravos com que fui pregado; vê o Meu lado trespassado de feridas. Suportei estes sofrimentos para te dar a Minha glória; suportei a tua morte para tu vivesses para toda a eternidade. Repousei, encerrado no sepulcro, para que tu reinasses no céu.

“Por que perdeste aquilo que sofri por ti? Por que renunciaste às graças da tua redenção? Dá-Me a tua vida, pela qual dei a Minha; dá-Me a tua vida, que destróis sem cessar pelos ferimentos dos teus pecados.”