terça-feira, novembro 14, 2006

Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.

Carta a Tito 2,1-8.11-14.

Tu, porém, ensina o que é conforme à sã doutrina. Os anciãos sejam sóbrios, dignos, prudentes, firmes na fé, na caridade e na paciência. Do mesmo modo, as anciãs tenham um comportamento reverente, não sejam caluniadoras nem escravas do vinho, mas mestras de virtude, a fim de ensinarem as jovens a amar os maridos e os filhos, a serem prudentes, castas, boas donas de casa e dóceis aos maridos, de modo que a palavra de Deus não seja difamada. Exorta igualmente os jovens a serem moderados, apresentando-te em tudo a ti próprio como exemplo de boas obras, de integridade na doutrina, de dignidade, de palavra sã e irrepreensível, para que os adversários fiquem confundidos, por não terem nada de mal a dizer de nós. Com efeito, manifestou-se a graça de Deus, portadora de salvação para todos os homens, para nos ensinar a renúncia à impiedade e aos desejos mundanos, a fim de vivermos no século presente com sobriedade, justiça e piedade, aguardando a bem-aventurada esperança e a gloriosa manifestação do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Ele entregou-se por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniquidade e de purificar e constituir um povo de sua exclusiva posse e zeloso na prática do bem.

Livro de Salmos 37,3-4.18.23.27.29.

Confia no SENHOR e faz o bem; habitarás a terra e viverás tranquilo.
Procura no SENHOR a tua felicidade, e Ele satisfará os desejos do teu coração.
SENHOR conhece os dias do homem honesto e a herança dele será para sempre.
SENHOR assegura os passos do homem e compraz-se nos seus caminhos.
Afasta-te do mal e pratica o bem, e então viverás para sempre,
Os justos possuirão a terra, e nela viverão para sempre.


Evangelho segundo S. Lucas 17,7-10.

«Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, quando ele regressar do campo: 'Vem cá depressa e senta-te à mesa'? Não lhe dirá antes: 'Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, enquanto eu como e bebo; depois, comerás e beberás tu'? Deve estar grato ao servo por ter feito o que lhe mandou? Assim, também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.'»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão e doutor da Igreja
Sobre o Evangelho de S. Lucas 8, 31-32




Somos uns servidores inúteis


Que ninguém se vanglorie do que faz, pois que é em simples justiça que devemos o nosso serviço ao Senhor... Enquanto vivermos, devemos sempre trabalhar para o nosso Senhor. Reconhece pois que és um servidor preso a um grande número de serviços. Não te envaideças de ser chamado « filho de Deus» (1Jo, 3,1): reconheçamos esta graça, mas não esqueçamos a nossa natureza. Não te gabes se serviste bem, pois fizeste o que devias fazer. O sol desempenha o seu papel, a lua obedece, os anjos fazem o seu serviço. S. Paulo, « o instrumento escolhido pelo Senhor para os pagãos» (Act, 9, 15), escreve: « Eu não mereço o nome de apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus» (Co 15,9). E se algures ele mostra que não tem consciência de nenhuma falta, acrescenta, de seguida: «Mas nem por isso estou justificado» (1Co, 4,4). Nós também, não pretendamos ser louvados por nós próprios, não antecipemos o julgamento de Deus.