terça-feira, dezembro 20, 2005

Evangelho do Dia

Evangelho segundo S. Lucas 1,26-38.

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

Da Bíblia Sagrada


Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Cardeal Joseph Ratzinger [Papa Bento XVI] Einführung in das Christentum (Trad. A fé cristã de ontem e de hoje)


"O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra"


Em todos os nascimentos milagrosos da Antiga Aliança, nos momentos decisivos da história da salvação..., o sentido do acontecimento é sempre o mesmo: a salvação do mundo não vem do homem, da sua própria força; é preciso que o homem a acolha e apenas a pode receber como um dom gratuito. O nascimento virginal de Cristo é, antes de tudo, uma mensagem sobre a forma como a salvação vem até nós - na simplicidade do acolhimento, como dom totalmente gratuito do amor que resgata o mundo. "Grita de alegria e de júbilo, tu que não conheceste as dores do parto, porque são mais numerosos os filhos da abandonada do que os da esposa, diz o Senhor" (Is 54,1). Em Jesus, Deus propõe, no meio da humanidade estéril e desesperada, um novo começo, que não é o produto da nossa história mas um dom do alto. Se já cada homem constitui uma novidade inefável, se ele representa uma criatura de Deus única na história, Jesus, em si, é a verdadeira novidade. Ele não procede da própria raiz da humanidade mas do Espírito de Deus. É por isso que ele é o "novo Adão" (1Co 15,47), uma nova humanidade começa com ele... A fé cristã confessa que Deus não é prisioneiro da sua eternidade, limitado ao que é puramente espiritual. Pelo contrário, ele pode agir aqui, hoje, no meio do meu universo; efectivamente agiu aqui, em Jesus novo Adão, nascido da Virgem Maria pelo poder criador de Deus, cujo Espírito, no princípio, pairava sobre as águas (Gn 1,2), criando o ser a partir do nada.