quarta-feira, dezembro 21, 2005

Evangelho do Dia

Livro de Cântico dos Cânticos 2,8-14.

A voz de meu amado! Ei-lo que chega, correndo pelos montes, saltando sobre as colinas. O meu amado é semelhante a um gamo ou a um filhote de gazela. Ei-lo que espera, por detrás do nosso muro, olhando pelas janelas, espreitando pelas frinchas. Fala o meu amado e diz-me: Ele Levanta-te! Anda, vem daí,ó minha bela amada! Eis que o Inverno já passou, a chuva parou e foi-se embora; despontam as flores na terra, chegou o tempo das canções, e a voz da rola já se ouve na nossa terra; a figueira faz brotar os seus figos e as vinhas floridas exalam perfume. Levanta-te! Anda, vem daí, ó minha bela amada! Minha pomba, nas fendas do rochedo, no escondido dos penhascos, deixa-me ver o teu rosto, deixa-me ouvir a tua voz. Pois a tua voz é doce e o teu rosto, encantador.

Livro de Salmos 33,2-3.11-12.20-21.

Louvai o SENHOR com a cítara; cantai-lhe salmos com a harpa de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo, tocai com arte por entre aclamações. Só o plano do SENHOR permanece para sempre, e os desígnios do seu coração, por todas as idades. Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, o povo que Ele escolheu para sua herança. nossa alma espera no SENHOR; Ele é o nosso amparo e o nosso escudo. Nele se alegra o nosso coração e em seu nome santo confiamos.

Evangelho segundo S. Lucas 1,39-45.

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.»

Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. João Damasceno (cerca de 675-749), teólogo, doutor da Igreja 1º sermão sobre a Dormição da Virgem


"Donde me vem a graça de que a mãe do meu Senhor venha até mim?""És bendita entre as mulheres e o fruto do teu ventre é bendito..."


Com efeito, eis que as gerações te chamam bem-aventurada, como tu declaraste (Lc 1,48). As filhas de Jerusalém, isto é, da Igreja viram-te e proclamaram a tua felicidade... Tu és, na verdade, o trono real junto do qual estavam os anjos contemplando o seu Senhor e Criador que nele estava sentado (Dn 7,9). No primeiro, habitava o Adão terrestre; em ti, é o Senhor que veio dos céus (1Co 15,47). A arca de Noé preficurou-te, ela que salvou o gérmen da segunda criação, pois tu geraste a Cristo, a salvação do mundo, que submergiu o pecado e acalmou as vagas.Desce o princípio, foste tu quem a sarça ardente revelou, que as tábuas escritas por Deus designaram (Ex 31,18), que a arca da aliança contou; foi a ti que a urna de ouro, o candelabro... e o ramo florido de Aarão (Nm 17,23) manifestamente prefiguraram... E já me esquecia da escada de Jacob. Tal como Jacob viu o céu unido à terra pelas extremidades da escada e os anjos a subirem e descerem por ela e aquele que é realmente o forte e o invencível estabelecer com ele uma luta simbéolica, assim tu mesma te tornaste a mediadora e a escada por onde Deus desceu até nós e tomou sobre si as fraquezas da nossa substãncia, abraçando-a e unindo-se estreitamente com ela.