quarta-feira, março 15, 2006

Palavra do Dia - Quem entre vós quiser fazer se grande, seja o vosso servo

Livro de Jeremias 18,18-20.

Eles disseram: «Vinde e tramemos uma conspiração contra Jeremias, porque não nos faltará a lei se faltar um sacerdote, nem o conselho se faltar um sábio, nem a palavra divina por falta de um profeta! Vinde, vamos difamá-lo, e não prestemos atenção às suas palavras!» Senhor, ouve-me! Escuta o que dizem os meus adversários. É assim que se paga o bem com o mal? Abriram uma cova para me tirarem a vida. Lembra-te de que me apresentei diante de ti, a fim de interceder por eles e afastar deles a tua cólera.

Livro de Salmos 31,5-6.14-16.

Livra-me da cilada que me armaram, porque Tu és o meu refúgio.
Nas tuas mãos entrego o meu espírito; SENHOR, Deus fiel, salva-me.
Na verdade, ouvi os gritos da multidão; o terror envolveu-me, porque conspiraram contra mim e decidiram tirar-me a vida.
Mas eu confio em ti, SENHOR; e digo: «Tu és o meu Deus.
meu destino está nas tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e perseguidores.


Evangelho segundo S. Mateus 20,17-28.

Ao subir a Jerusalém, pelo caminho, chamou à parte os Doze e disse-lhes: «Vamos subir a Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei, que o vão condenar à morte. Hão-de entregá-lo aos pagãos, que o vão escarnecer, açoitar e crucificar. Mas Ele ressuscitará ao terceiro dia.» Aproximou-se então de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu, com os seus filhos, e prostrou-se diante dele para lhe fazer um pedido. «Que queres?» perguntou-lhe Ele. Ela respondeu: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem um à tua direita e o outro à tua esquerda, no teu Reino.» Jesus retorquiu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu estou para beber?» Eles responderam: «Podemos.» Jesus replicou-lhes: «Na verdade, bebereis o meu cálice; mas, o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence a mim concedê-lo: é para quem meu Pai o tem reservado.» Ouvindo isto, os outros dez ficaram indignados com os dois irmãos. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações as governam como seus senhores, e que os grandes exercem sobre elas o seu poder. Não seja assim entre vós. Pelo contrário, quem entre vós quiser fazer se grande, seja o vosso servo; e quem, no meio de vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a multidão.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja
Comentário sobre o Salmo 126



"Eis que subimos a Jerusalém"


"É em vão que vos levantais antes da aurora" (Sl 126,2). Que quer isto dizer?... Cristo, nosso Dia, já se ergueu; é bom que nos levantemos depois de Cristo e não antes. Quem são os que se levantam antes de Cristo?... Os que querem ser exaltados cá em baixo, onde ele foi humilde. Que eles sejam, pois, humildes neste mundo, se querem ser exaltados onde Cristo é exaltado. Com efeito, Cristo disse daqueles que a ele tinham aderido pela fé - e nós estamos precisamente entre esses: "Pai, aqueles que me deste, quero que, lá onde eu estiver, eles estejam também comigo" (Jo 17,25). Dom magnífico, grande graça, gloriosa promessa... Quereis estar lá onde ele é exaltado? Sede humildes onde ele foi humilde.
"O discípulo não está acima do mestre" (Mt 10,24)... Contudo, os filhos de Zebedeu, antes de terem suportado a humilhação em conformidade com a Paixão do Senhor, tinham já escolhido o seu lugar, um à direita e outro à esquerda. Queriam "levantar-se antes da aurora"; é por isso que caminhavam em vão. O Senhor chamou-os à humildade perguntando-lhes: "Podeis beber o cálice que eu devo beber? Eu vim para ser humilde e vós quereis ser exaltados antes de mim? Segui-me, disse ele, no caminho por onde vou. Porque se quereis ir por um caminho onde eu não vou, é em vão que o fazeis."