quarta-feira, setembro 13, 2006

Peregrinação do Coro 12 e 30 e as Bem-Aventuranças

Para quem não leu ontem (apesar de poder sempre fazer um scroll por este belo blog...)

Informações sobre a Peregrinação:

Começa no dia 5 de Outubro (Peçam o dia de férias no trabalho ou avisem os professores na escola ou universidade), e termina a dia 8 do mesmo mês.

Como somos patrocinados pelo céu, vamos precisar de Euros para podermos fazer o caminho (autocarro, gasolinas das carrinhas de apoio, comida, uma ajuda para os Padres que nos vão acompanhar, etc.), por isso, esta nossa viagem, para mais perto do céu, será 60 Euros.

Quem quiser pagar por transferência*, o nib é:
0035 0017 00001804400 47 - Caixa Geral de Depósitos

*quem efectuar o pagamento por transferência deve mandar um e-mail para
mafalda.velez@gmail.com a dizer que já pagou, por transferência.

Vai valer a pena!

Para inscrições liguem para:

96 120 1626 - Maria Seruya
91 778 3314 - Mafalda Velez
91 686 91 46- Tomás Mello Breyner

Ou escrevam/inscrevam-se no
quasesantos@yahoo.com
(nome, idade, se leva pai/s ou amigo)

Para dúvidas:
919911906 - Nico Figueiredo

Ou enviem um e-mail para
quasesantos@yahoo.com

Todos os dias no quasesantos.blogspot.com podem ler as leituras do dia. Acho que é uma boa maneira de irmos aquecendo para o caminho!

Hoje uma referência aos solteiros na primeira Leitura e o Evangelho e o Comentário ao Evangelho explicam-nos as Bem-Aventuranças (podem ouvi-las no cd do coro, cantadas pelo "nosso" Francisco.

Encontramo-nos a caminho!


1ª Carta aos Coríntios 7,25-31.

A respeito de quem é solteiro, não tenho nenhum preceito do Senhor, mas dou um conselho, como homem que, pela misericórdia do Senhor, é digno de confiança. Julgo, pois, que essa condição é boa, por causa das angústias presentes; sim, é bom para o homem continuar assim. Estás comprometido com uma mulher? Não procures romper o vínculo. Não estás comprometido? Não procures mulher. Todavia, se te casares, não pecas; e se uma virgem se casar, também não peca. Mas estes terão de suportar as tribulações corporais e eu quisera poupar-vos a elas. Eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. De agora em diante, os que têm mulher, vivam como se não a tivessem; e os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; os que usam deste mundo, como se não o usufruíssem plenamente. Porque este mundo de aparências está a terminar.

Livro de Salmos 45,11-12.14-17.

Filha, escuta, vê e presta atenção; esquece o teu povo e a casa do teu pai.
Porque o rei deixou-se prender pela tua beleza; ele é agora o teu senhor: presta-lhe homenagem!
filha do rei é toda formosura, os seus vestidos são de brocados de ouro.
Em vestes de muitas cores é apresentada ao rei; as donzelas, suas amigas, seguem-na em cortejo.
Avançam com alegria e júbilo e entram felizes no palácio real.
No lugar de teus pais, estarão os teus filhos; farás deles príncipes sobre toda a terra.


Evangelho segundo S. Lucas 6,20-26.

Erguendo os olhos para os discípulos, pôs-se a dizer: «Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus. Felizes vós, os que agora tendes fome, porque sereis saciados. Felizes vós, os que agora chorais, porque haveis de rir. Felizes sereis, quando os homens vos odiarem, quando vos expulsarem, vos insultarem e rejeitarem o vosso nome como infame, por causa do Filho do Homem. Alegrai-vos e exultai nesse dia, pois a vossa recompensa será grande no Céu. Era precisamente assim que os pais deles tratavam os profetas». «Mas ai de vós, os ricos, porque recebestes a vossa consolação! Ai de vós, os que estais agora fartos, porque haveis de ter fome! Ai de vós, os que agora rides, porque gemereis e chorareis! Ai de vós, quando todos disserem bem de vós! Era precisamente assim que os pais deles tratavam os falsos profetas».

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão e doutor da Igreja
Tratado sobre o Evangelho de S. Lucas



“Bem-aventurados os pobres. Bem-aventurados os que choram.”


“Bem-aventurados os pobres.” Os pobres não são todos bem-aventurados; porque a pobreza é uma coisa neutra; pode haver pobres bons e pobres maus. Bem-aventurado o pobre que clamou e que o Senhor ouviu (Sl 33, 7): pobre de pecados, pobre de vícios, o pobre em quem o príncipe deste mundo nada encontrou (Jo 14, 30), pobre à imitação daquele Pobre que, sendo rico, Se fez pobre por nós (2Co 8, 9). É por isso que Mateus dá a explicação completa: “Bem-aventurados os pobres de espírito”, porque o pobre de espírito não incha de orgulho, não se exalta em pensamentos exclusivamente humanos. Essa é, pois, a primeira bem-aventurança.

[“Bem-aventurados os mansos”, escreve Mateus em seguida.] Tendo abandonado por completo o pecado, feliz com a minha simplicidade destituída de mal, resta-me moderar o carácter. De que me serve faltarem-me os bens do mundo, se não for manso e tranquilo? Porque seguir o caminho recto é, evidentemente, seguir Aquele que diz: “Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 29).

Dito isto, recorda-te de que és pecador; chora os teus pecados, chora as tuas faltas. E é razoável que a terceira bem-aventurança seja para aqueles que choram os seus pecados, porque é a Trindade que perdoa os pecados. Purifica-te, pois, pelas tuas lágrimas e lava-te pelo teu pranto. Se choras por ti mesmo, mais ninguém terá de chorar por ti. Toda a gente tem mortos por quem chorar; estamos mortos quando pecamos. Que aquele que é pecador chore, pois, por si mesmo e se repreenda, a fim de se tornar justo, porque “o justo acusa-se a si mesmo” (Pr 18, 17).