quinta-feira, outubro 26, 2006

Não vim estabelecer a Paz na Terra, mas antes a divisão.

Carta aos Efésios 3,14-21.

É por isso que eu dobro os joelhos diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família, nos céus e na terra: que Ele vos conceda, de acordo com a riqueza da sua glória, que sejais cheios de força, pelo seu Espírito, para que se robusteça em vós o homem interior; que Cristo, pela fé, habite nos vossos corações; que estejais enraizados e alicerçados no amor, para terdes a capacidade de apreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura e a profundidade... a capacidade de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, para que sejais repletos, até receberdes toda a plenitude de Deus. Àquele que pode fazer imensamente mais do que pedimos ou imaginamos, de acordo com o poder que eficazmente exerce em nós, a Ele a glória, na Igreja e em Cristo Jesus, em todas as gerações, pelos séculos dos séculos! Ámen.

Livro de Salmos 33,1-2.4-5.11-12.18-19.

Exultai, ó justos, no SENHOR; louvai-o, rectos de coração.
Louvai o SENHOR com a cítara; cantai-lhe salmos com a harpa de dez cordas.
As palavras do SENHOR são verdadeiras, as suas obras nascem da fidelidade.
Ele ama a rectidão e a justiça; a terra está cheia da sua bondade.
Só o plano do SENHOR permanece para sempre, e os desígnios do seu coração, por todas as idades.
Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, o povo que Ele escolheu para sua herança.
Os olhos do SENHOR velam pelos seus fiéis, por aqueles que esperam na sua bondade,
para os libertar da morte e os manter vivos no tempo da fome.


Evangelho segundo S. Lucas 12,49-53.

«Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado! Tenho de receber um baptismo, e que angústias as minhas até que ele se realize! Julgais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? Não, Eu vo-lo digo, mas antes a divisão. Porque, daqui por diante, estarão cinco divididos numa só casa: três contra dois e dois contra três; vão dividir-se: o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Isaac o Sírio (sec. 7), monge em Ninive, perto de Mossoul no actual Iraque
Discursos ascéticos, 1ª série, nº 2




“Vim trazer um fogo à terra”


Violenta-te (cf. Mt 11,12), esforça-te por imitar a humildade de Cristo, a fim de que se inflame sempre mais o fogo que ele lançou sobre ti, esse fogo pelo qual são consumidos todos os apelos deste mundo que destroem o homem novo e que desonram as moradas do Senhor santo e poderoso. Porque eu afirmo com S. Paulo que “nós somos templos de Deus” (2Cor 6,16). Purifiquemos pois o seu templo, “como ele próprio é puro” (1Jo 3,3), a fim de que ele deseje aí permanecer; santifiquemo-lo, como ele próprio é santo (1Ped 1,16); ornemo-lo de todas as obras boas e dignas.

Enchamos o templo com o descanso da sua vontade, como com um perfume, pela oração pura, a oração do coração, a qual é impossível de se adquirir entregando-se aos apelos contínuos deste mundo. Assim, a nuvem da sua glória cobrirá a tua alma, e a luz da sua grandeza brilhará em teu coração (Rom 8,10). Todos os que habitam na casa de Deus serão repletos de alegria e regozijar-se-ão. Mas os insolentes e os ignóbeis desaparecerão sob a chama do Espírito Santo.