quinta-feira, dezembro 15, 2005

Evangelho do Dia

(Para os solteiros)
Leitura de hoje

Livro de Isaías 54,1-10.

Exulta de alegria, estéril, tu que não tinhas filhos, entoa cânticos de júbilo, tu que não davas à luz, porque os filhos da desamparada são mais numerosos do que os da mulher casada. É o SENHOR quem o diz. Alarga o espaço da tua tenda, estende sem medo as lonas que te abrigam, e estica as tuas cordas, fixa bem as tuas estacas, porque vais aumentar por todos os lados. Os teus descendentes possuirão as nações, e povoarão cidades desertas. Não tenhas medo, porque não voltarás a ser humilhada. Não te envergonhes, porque não voltarás a ser desonrada. Esquecer-te-ás da vergonha do teu estado de solteira, e não te lembrarás do opróbrio da tua viuvez. Com efeito, o teu criador é que é o teu esposo, o seu nome é SENHOR do universo. O teu redentor é o Santo de Israel, chama-se Deus de toda a terra. O SENHOR chamou-te novamente como a uma mulher abandonada e angustiada. Na verdade, como se pode repudiar a esposa da juventude? É o teu Deus quem o diz. Por um curto momento Eu te abandonei, mas, com grande amor, volto a unir-me contigo. Num acesso de ira, e por um instante, escondi de ti a minha face, mas Eu tenho por ti um amor eterno. É o SENHOR teu redentor quem o diz. Vou agir como no tempo de Noé: jurei que nunca mais o dilúvio se abateria sobre a terra. Do mesmo modo, juro nunca mais me irritar contra ti, nem te ameaçar. Ainda que os montes sejam abalados e tremam as colinas, o meu amor por ti nunca mais será abalado, e a minha aliança de paz nunca mais vacilará. Quem o diz é o SENHOR, que tanto te ama.


Evangelho segundo S. Lucas 7,24-30.

Depois de os mensageiros de João se terem retirado, Jesus começou a dizer à multidão acerca dele: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Que fostes ver, então? Um homem vestido com roupas finas? Os que usam trajes sumptuosos vivem regaladamente e estão nos palácios dos reis. Que fostes ver, então? Um profeta? Sim, Eu vo-lo digo, e mais do que um profeta. É aquele de quem está escrito: 'Vou mandar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de ti.' Digo-vos: Entre os nascidos de mulher não há profeta maior do que João; mas, o mais pequeno do Reino de Deus é maior do que ele.» E todo o povo que o escutou, bem como os cobradores de impostos, reconheceram a justiça de Deus, recebendo o baptismo de João. Mas, não se deixando baptizar por ele, os fariseus e os doutores da Lei anularam os desígnios de Deus a seu respeito.

Da Bíblia Sagrada


Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Eusébio de Cesareia (cerca 265-340), bispo, teólogo, historiador Comentário sobre Isaías, 40


“Que fostes ver ao deserto?”

“Uma voz grita: preparai no deserto um caminho para o Senhor, aplanai na estepe uma estrada para o nosso Deus” (Is 40,3). Esta palavra mostra claramente que os acontecimentos profetisados não se cumprirão em Jerusalém, mas no deserto. É no deserto que a glória do Senhor vai aparecer; é lá que “toda a carne tomará consciência da salvação de Deus” (Is 40,5). E foi o que se passou relmente, literalmente, assim que João Baptista proclamou no deserto do Jordão que a salvação de Deus se ia manifestar. Porque foi lá que a salvação de Deus apareceu. Com efeito, Cristo com a sua glória deu-se a conhecer a todos assim que foi baptizado no Jordão…O profeta falava assim porque Deus devia habitar no deserto, este deserto que é inacessível ao mundo. Todas as nações pagãs eram desertos do conhecimento de Deus, inacessíveis aos justos e aos profetas de Deus. É por isso que esta voz manda preparar o caminho do Verbo de Deus, de tornar plana a estrada inacessível e escarpada, a fim de que o nosso Deus, que vem residir entre nós, possa avançar…“Sobe a um alto monte, arauto de Sião! Grita com voz forte, arauto de Jerusalém” (Is 40,9)… Quem é esta Sião…, essa a quem os antigos chamavam Jerusalém?… Não é senão uma maneira de designar o grupo dos apóstolos, escolhidos no povo antigo? Não é aquela que recebeu em herança a salvação de Deus…, ela própria situada no cimo, quer dizer, fundada sobre o Verbo, o Filho único de Deus? Foi a ela que foi ordenado…de anunciar a todos os homens a Boa-Nova da salvação.