sexta-feira, dezembro 16, 2005

Evangelho do Dia

Evangelho segundo S. João 5,33-36.

Vós enviastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Não é, porém, de um homem que Eu recebo testemunho, mas digo-vos isto para vos salvardes. João era uma lâmpada ardente e luminosa, e vós, por um instante, quisestes alegrar-vos com a sua luz. Mas tenho a meu favor um testemunho maior que o de João, pois as obras que o Pai me confiou para levar a cabo, essas mesmas obras que Eu faço, dão testemunho de que o Pai me enviou.

Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Agostinho (354 - 430), bispo de Hipona (África do norte) e doutor da Igreja Sermão 293,4


«João era a lâmpada»

Por vontade de Deus, o homem enviado para dar testemunho de Cristo é ele mesmo tão grande em graça que poderia ser tomado por Cristo. Com efeito, «entre os filhos de mulher, diz o próprio Cristo, não surgiu nenhum maior que João Baptista» (Mt 11,11). Se ninguém entre os homens é maior do que este homem, aquele que o ultrapassa é mais do que um homem. Grande testemunho que Cristo dá de si mesmo! Mas aos olhos doentes e enfermos, dificilmente o dia dá testemunho de si; os olhos doentes põem-no em dúvida, apenas suportam a luz de uma lâmpada. E aqui está o motivo por que o Dia antes de aparecer, se fez preceder de uma lâmpada ; essa luz enviada aos corações fiéis confundirá os corações infiéis.«Preparei uma lâmpada para o meu Cristo» diz David, o rei-profeta, no salmo (131,17). É Deus que fala pela sua boca: «Preparei uma lâmpada para o meu Cristo.»