sexta-feira, março 17, 2006

Palavra do Dia - Bons frutos

Livro de Génesis 37,3-4.12-13.17-18.

Ora Israel preferia José aos seus outros filhos, porque era o filho da sua velhice, e mandara-lhe fazer uma túnica comprida. Os irmãos, vendo que o pai o amava mais do que a todos eles, ganharam-lhe ódio e não podiam falar-lhe amigavelmente. Um dia, os irmãos de José conduziram os rebanhos de seu pai para Siquém. E Israel disse a José: «Os teus irmãos apascentam os rebanhos em Siquém. Prepara-te, pois quero enviar-te para junto deles.» José respondeu: «Estou pronto.» O homem disse-lhe: «Partiram daqui, pois ouvi-lhes dizer: ‘Vamos para Dotain.’» José seguiu os passos dos irmãos e encontrou-os em Dotain. Eles viram-no de longe e, antes que se aproximasse, fizeram planos para o matar.

Livro de Salmos 105,16-21.

Fez, depois, cair a fome sobre a terra e privou-os do pão, que dá o sustento.
Enviou diante deles um homem, José, que foi vendido como escravo.
Apertaram-lhe os pés com grilhões e puseram-lhe uma argola de ferro ao pescoço,
até que se cumpriu a profecia, e a palavra do SENHOR lhe deu razão.
Então o rei deu ordens para que o soltassem, o soberano dos povos pô-lo em liberdade.
Nomeou-o mordomo da sua casa e administrador de todos os seus bens


Evangelho segundo S. Mateus 21,33-43.45-46.

«Escutai outra parábola: Um chefe de família plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, construiu uma torre, arrendou-a a uns vinhateiros e ausentou-se para longe. Quando chegou a época das vindimas, enviou os seus servos aos vinhateiros, para receberem os frutos que lhe pertenciam. Os vinhateiros, porém, apoderaram-se dos servos, bateram num, mataram outro e apedrejaram o terceiro. Tornou a mandar outros servos, mais numerosos do que os primeiros, e trataram-nos da mesma forma. Finalmente, enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: 'Hão-de respeitar o meu filho.’ Mas os vinhateiros, vendo o filho, disseram entre si: 'Este é o herdeiro. Matemo-lo e ficaremos com a sua herança.’ E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no. Ora bem, quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?» Eles responderam-lhe: «Dará morte afrontosa aos malvados e arrendará a vinha a outros vinhateiros que lhe entregarão os frutos na altura devida.» Jesus disse-lhes: «Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram transformou-se em pedra angular? Isto é obra do Senhor e é admirável aos nossos olhos? Por isso vos digo: O Reino de Deus ser-vos-á tirado e será confiado a um povo que produzirá os seus frutos. Os sumos sacerdotes e os fariseus, ao ouvirem as suas parábolas, compreenderam que eram eles os visados. Embora procurassem meio de o prender, temeram o povo, que o considerava profeta.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Máximo de Turim (? - cerca de 420), bispo
Sermão para a festa de S. Cipriano



Produzir fruto


A vinha do Senhor dos Exércitos, diz o profeta, é a casa de Israel (Is 5,7). Ora esta casa, somos nós... e, uma vez que somos Israel, somos a vinha. Tomemos então cuidado para que, dos nossos sarmentos, em vez da uva da doçura não nasça a da cólera (Ap 14,19), para que não digam de nós: "Esperava belos frutos; ela deu uvas selvagens" (Is 5,4). Que terra ingrata! Aquela que deveria ter oferecido ao seu dono os frutos da doçura trespassou-o com espinhos agudos. Foi por isso que os seus inimigos, que deviam ter acolhido o Salvador com toda a devoção da sua fé, o coroaram com os espinhos da Paixão.. Para eles, aquela coroa significava bem o ultrage e a injúria mas, aos olhos do Senhor, era a coroa das virtudes...
Tende cuidado, irmãos, para que não digam a vosso respeito: "Ele esperava belas uvas e ela só lhe deu espinhos selvagens" (Is 5,2)... Tenhamos cuidado para que as nossas más acções não firam a cabeça do Senhor como silvas. Há espinhos do coração que feriram mesmo a palavra de Deus, como diz o Senhor no evangelho ao contar que o grão do semeador caíu no meio dos espinhos, que cresceram e abafaram o que tinha sido semeado (Mt 13,7)... Vigiai pois para que a vossa vinha não dê espinhos em vez de uvas; que a vossa vindima não produza vinagre em vez de vinho. Todo aquele que vindima sem distribuir parte aos pobres recolhe vinagre em vez de vinho; e aquele que armazena as suas colheitas sem distribuir parte aos indigentes não guarda o fruto da esmola mas os cardos da avareza.