domingo, março 19, 2006

Semana de 15 a 22 de Março - SIMPLICIDADE

Semana de 15 a 22 de Março Simplicidade

“O maior milagre é Deus servir-se das pequenas criaturas que nós somos. Serve-se de nós para realizar a Sua obra.” (beata Teresa de Calcutá)

O simples reconhece-se como o fruto da acção de Deus e não vê glória nisso. Vê-se como o instrumento de que Deus se serve e assume-se como “servo inútil”.

Esta semana

• Tudo é dom! Procuro ganhar consciência dos dons que Deus me confiou e que pede que eu ponha a render: Quais são os meus dons?

• Em cada sucesso, ponho-me diante de Deus e entrego, como quem sabe que apesar do trabalho, tudo é dom. Trabalho como se tudo dependesse de mim, confio porque tudo depende de Deus.

Para aprofundar…

Jer 9, 22-23; Mt 11, 25-30; Mt 18, 1-4; Lc 17, 7-10; Lc 18, 9-14

Jer 9, 22-23

"A verdadeira sabedoria"
Leitura do Livro de Jeremias
Assim diz o Senhor:
"Que o sábio não se glorie da sua sabedoria,
o forte não se glorie da sua força
e o rico não se glorire da sua riqueza.
Se alguém quer gloriar-se,
que se glorie de conhecer e compreender
que Eu sou o Senhor,
que na terra estabeleço o amor, o direito e a justiça,
pois é isso o que me agrada".
Palavra do Senhor.

Mt 11, 25-30
EVANGELHO
Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 11,25-30)
Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.
Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, se não o Pai, e
ninguém conhece o Pai, se não o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos,
e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou
manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
Palavra da Salvação.


Mt 18, 1-5
O maior no Reino dos Céus
Entrou, porém, entre eles uma discussão: qual deles seria o maior. Naquela hora, os discípulos chegaram-se a Jesus, dizendo: «Quem é o maior no Reino dos Céus?»
E chegaram a Cafarnaum.
E estando ele em casa, perguntou-lhes: «De que faláveis pelo caminho?» Mas eles calaram-se, porque pelo caminho tinham discutido entre si qual deles era o maior.
E ele, sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quiser ser o primeiro, será o último de todos e o servo de todos!»
Penetrando Jesus nos pensamentos dos seus corações, chamando um menino, colocou-o no meio deles, junto de si. Abraçando-o, disse-lhes: «Amém, digo-vos que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Portanto, quem se tornar humilde como este menino, esse é o maior no Reino dos Céus.
Todo o que recebe um destes meninos em meu nome, a mim recebe; e todo o que recebe a mim, não me recebe, mas recebe aquele que me enviou; pois quem dentre vós for o menor, esse será grande».


Lc 17, 7-10
Parábola dos servos inúteis
«Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, ao voltar ele do campo: 'Chega-te já, e reclina-te à mesa'? Não lhe dirá antes: 'Prepara-me a ceia e cinge-te e serve-me, até que eu tenha comido e bebido, e depois comerás tu e beberás'? Porventura agradecerá ao servo, porque este fez o que lhe foi mandado?
Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer!»


Lc 18, 9-14
Parábola do fariseu e do publicano
Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, acreditando que eram justos, e desprezavam os outros:
«Dois homens subiram ao Templo para orar: um fariseu, e o outro publicano.
O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: 'Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, ladrões, injustos, adúlteros... nem ainda com este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho'.
Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: 'Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!'
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado».