quinta-feira, setembro 14, 2006

Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.


Pormenores da Peregrinação estão no fim deste post.




Hoje a Igreja celebra : Festa da Exaltação da Santa Cruz (ofício próprio),

"Ao ser elevado da terra, atrairei tudo a mim" (Jo 12,32)


Hoje é o dia da Exaltação da Santa Cruz, cruz que merece o nosso amor, da qual esteve supenso por amor o Salvador do mundo inteiro. Nosso Senhor disse: "Quando for elevado da terra, atrairei tudo a mim". Com isso ele quer dizer que quer atrair a si os nossos corações terrestres que estão possuidos pelo amor das coisas deste mundo; quer atrair a si a sede que temos dos prazeres e das satisfações da terra. A nossa alma, bela e orgulhosa, retida pelo gozo que tira de si mesma, pelo amor da satisfação material da nossa sensibilidade, quereria ele atraí-la totalmente - sim, para que seja assim elevado em nós e cresça em nós e nos nossos corações. Porque, para aqueles para quem Deus nunca foi grande, todas as coisas criadas são pequenas e as coisas passageiras são como nada.
Esta bela cruz é Cristo crucificado elevado de forma inimaginável, bem acima de todos os santos, de todos os anjos, acima das alegrias, delícias e felicidades todas juntas. E, como a sua verdadeira morada é no mais alto dos céus, ele quer habitar no que há de mais alto em nós, isto é, no nosso amor e nos nossos sentimentos mais elevados, mais íntimos, mais delicados. Quer atrair os aspectos mais simples do nossos espírito e da nossa alma aos aspectos mais eminentes e até ele elevar tudo isso. Se o fizermos, atrair-nos-á também para a sua morada mais elevada e mais íntima... Tanto quanto eu lhe der agora o que me pertence, tanto ele me dará o que lhe pertence a ele.

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Jean Tauler (cerca de 1300-1361), dominicano em Estrasburgo
Sermão 58

Livro de Números 21,4-9.

Do monte Hor, os israelitas partiram pelo caminho do Mar dos Juncos para contornar a terra de Edom, mas cansaram-se na caminhada. O povo falou contra Deus e contra Moisés: «Porque nos fizestes sair do Egipto? Foi para morrer no deserto, onde não há pão nem água, estando enjoados com este pão levíssimo?» Mas o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que mordiam o povo, e por isso morreu muita gente de Israel. O povo foi ter com Moisés e disse-lhe: «Pecámos ao protestarmos contra o Senhor e contra ti. Intercede junto do Senhor para que afaste de nós as serpentes.» E Moisés intercedeu pelo povo. O Senhor disse a Moisés: «Faz para ti uma serpente abrasadora e coloca-a num poste. Sucederá que todo aquele que tiver sido mordido, se olhar para ela, ficará vivo.» Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e fixou-a sobre um poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, vivia.

Carta aos Filipenses 2,6-11.

Ele, que é de condição divina, não considerou como uma usurpação ser igual a Deus; no entanto, esvaziou-se a si mesmo, tomando a condição de servo. Tornando-se semelhante aos homens e sendo, ao manifestar-se, identificado como homem, rebaixou-se a si mesmo, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Por isso mesmo é que Deus o elevou acima de tudo e lhe concedeu o nome que está acima de todo o nome, para que, ao nome de Jesus, se dobrem todos os joelhos, os dos seres que estão no céu, na terra e debaixo da terra; e toda a língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor!”, para glória de Deus Pai.

Evangelho segundo S. João 3,13-17.

Pois ninguém subiu ao Céu a não ser aquele que desceu do Céu, o Filho do Homem. Assim como Moisés ergueu a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja erguido ao alto, a fim de que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.

Da Bíblia Sagrada

Informações sobre a Peregrinação:

Começa no dia 5 de Outubro (Peçam o dia de férias no trabalho ou avisem os professores na escola ou universidade), e termina a dia 8 do mesmo mês.

Como somos patrocinados pelo céu, vamos precisar de Euros para podermos fazer o caminho (autocarro, gasolinas das carrinhas de apoio, comida, uma ajuda para os Padres que nos vão acompanhar, etc.), por isso, esta nossa viagem, para mais perto do céu, será 60 Euros.

Quem quiser pagar por transferência*, o nib é:
0035 0017 00001804400 47 - Caixa Geral de Depósitos

*quem efectuar o pagamento por transferência deve mandar um e-mail paramafalda.velez@gmail.com a dizer que já pagou, por transferência.

Vai valer a pena!

Para inscrições liguem para:

96 120 1626 - Maria Seruya
91 778 3314 - Mafalda Velez
91 686 91 46- Tomás Mello Breyner

Ou escrevam/inscrevam-se no quasesantos@yahoo.com
(nome, idade, se leva pai/s ou amigo)

Para dúvidas:
919911906 - Nico Figueiredo

Ou enviem um e-mail para quasesantos@yahoo.com

Todos os dias no quasesantos.blogspot.com podem ler as leituras do dia. Acho que é uma boa maneira de irmos aquecendo para o caminho!