segunda-feira, setembro 18, 2006

Senhor eu não digno que entrei em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo.

Evangelho segundo S. Lucas 7,1-10.

Quando acabou de dizer todas as suas palavras ao povo, Jesus entrou em Cafarnaúm. Ora um centurião tinha um servo a quem dedicava muita afeição e que estava doente, quase a morrer. Ouvindo falar de Jesus, enviou-lhe alguns judeus de relevo para lhe pedir que viesse salvar-lhe o servo. Chegados junto de Jesus, suplicaram-lhe insistentemente: «Ele merece que lhe faças isso, pois ama o nosso povo e foi ele quem nos construiu a sinagoga.» Jesus acompanhou-os. Não estavam já longe da casa, quando o centurião lhe mandou dizer por uns amigos: «Não te incomodes, Senhor, pois não sou digno de que entres debaixo do meu tecto, pelo que nem me julguei digno de ir ter contigo. Mas diz uma só palavra e o meu servo será curado. Porque também eu tenho os meus superiores a quem devo obediência e soldados sob as minhas ordens, e digo a um: 'Vai', e ele vai; e a outro: 'Vem', e ele vem; e ao meu servo: 'Faz isto', e ele faz.» Ouvindo estas palavras, Jesus sentiu admiração por ele e disse à multidão que o seguia: «Digo-vos: nem em Israel encontrei tão grande fé.» E, de regresso a casa, os enviados encontraram o servo de perfeita saúde.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Basílio de Selêucia (? - cerca de 468), bispo
Homilia sobre o centurião




"Diz somente uma palavra"


"Senhor, o meu servo está de cama, paralizado, e sofre muito. Embora seja escravo, não é por isso menos homem o que foi atingido por este mal. Não olhes pois para a pequenez do escravo mas antes para a grandeza do mal". Assim falava o centurião. E que lhe diz a Bondade suprema? "Eu vou contigo e curá-lo-ei. Eu que, por atenção aos homens, me fiz homem, eu que vim para todos, não desprezarei ninguém. Curá-lo-ei". Com a rapidez da sua promessa, Cristo aguça a fé: "Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa". Estás a ver como o Senhor, como se fosse um caçador, fez sair a fé escondida no segredo do coração? "Diz somente uma palavra e o meu servo ficará curado do seu mal, liberto da servidão da sua doença. Porque eu, que estou sujeito a superiores, também tenho soldados à minha ordem e digo a um 'Vai' e ele vai, e a outro 'Vem' e ele vem. Foi deste modo que conheci a força do teu poder: a partir do que tenho, reconheci aquele que me ultrapassa. Vejo os exércitos das curas, vejo os milagres como uma tropa à espera das tuas ordens. Envia-os contra a doença, envia-os tal como eu envio um soldado".

Jesus encheu-se de admiração e disse: "Nunca encontrei tão grande fé em Israel. Este aqui, que era estrangeiro à vocação, que não fazia parte do povo da aliança, que não tinha participado nos milagres de Moisés, que não tinha sido iniciado nas suas leis, que não tinha conhecido as palavras proféticas, este ultrapassou os outros pela sua fé".