terça-feira, setembro 26, 2006

«Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática.»

Livro de Provérbios 21,1-6.10-13.

O coração do rei é como água corrente nas mãos do Senhor, Ele o dirigirá para onde quiser. Os caminhos do homem parecem-lhe sempre rectos, mas é o Senhor quem pesa os corações. A prática da justiça e da equidade é mais agradável ao Senhor que os sacrifícios. Olhares altivos, coração soberbo: a lâmpada dos ímpios é o pecado. Os projectos do homem diligente têm êxito, mas quem se precipita cai certamente na ruína. Os tesouros adquiridos pela mentira são vaidade passageira e laço de morte. A alma do ímpio deseja o mal; não terá compaixão do seu próximo. Com o castigo do insolente, o ingénuo ficará mais sábio; quando se adverte o sábio, ele adquire mais saber. O justo está atento à família do ímpio, e precipita os maus na desventura. Aquele que se faz surdo ao clamor do pobre, também um dia clamará e não será ouvido.

Livro de Salmos 119,1.27.30.34-35.44.

Felizes os que seguem o caminho da rectidão e vivem segundo a lei do SENHOR.
Faz-me compreender o caminho dos teus preceitos para meditar nas tuas maravilhas.
Escolhi o caminho da verdade e preferi as tuas sentenças.
Dá-me entendimento para cumprir a tua lei; hei-de obedecer-lhe de todo o coração.
Conduz-me pela senda dos teus mandamentos, porque neles estão as minhas delícias.
Assim, cumprirei continuamente a tua lei, para todo o sempre.


Evangelho segundo S. Lucas 8,19-21.

Sua mãe e seus irmãos vieram ter com Ele, mas não podiam aproximar-se por causa da multidão. Anunciaram-lhe: «Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te.» Mas Ele respondeu-lhes: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Isaac de l'Étoile (? - cerca de 1171), monge cisterciense
Sermão 51




«Percorrendo com o olhar os que estavam sentados à sua volta, Jesus disse: "Eis a minha mãe e os meus irmãos"»


A Virgem Maria ocupa, de pleno direito, o primeiro lugar na assembleia dos justos, ela que gerou verdadeiramente o primeiro de entre os justos. Cristo é, com efeito, "o primogénito de um grande número de irmãos" (Ro 8,29)... A justo título, aquilo que, nas Escrituras inspiradas por Deus, se diz em geral dessa virgem que é a Igreja aplica-se em particular à Virgem Maria; e o que se diz em particular da virgem mãe que é Maria compreende-se em geral no que toca à Igreja, virgem mãe. Quando um texto fala de uma ou de outra, isso pode ser aplicado quase sem distinção a uma e à outra.
Cada alma crente é também, à sua maneira, esposa do Verbo de Deus, mãe, filha e irmã de Cristo, simultaneamente virgem e fecunda. A própria Sabedoria de Deus, o Verbo do Pai, designa ao mesmo tempo a Igreja em sentido universal, Maria num sentido muito especial e cada alma crente em particular... A Escritura diz: "Permanecerei na herança do Senhor" (Sir 24,12). A herança do Senhor, em sentido universal, é a Igreja; de forma mais especial, é Maria; em sentido particular, é a alma de cada crente. Na sua morada no seio de Maria, Cristo ficou nove meses; na morada da fé da Igreja, permanecerá até ao fim do mundo; no conhecimento e no amor da alma do crente, habitará pelos séculos dos séculos.